A Sonae MC desenvolveu, em parceria com a WeDo Technologies e a Fraunhofer Portugal, o projeto “ShopView2Market”, que pretende assumir-se como uma solução para melhorar e facilitar os processos de reaprovisionamento dos operadores de retalho. A solução foi, recentemente, testada pela retalhista austríaca, SPAR.
Esta solução recorre a tecnologia de processamento de imagem de última geração, juntamente com um dispositivo semiautomático, para comparar a disposição das prateleiras com os planos de colocação de produtos, detetando a localização incorreta dos artigos e situações de rutura de stocks.
“A verificação dos lineares é uma atividade realizada diariamente pelos retalhistas alimentares para evitar a colocação incorreta de produtos ou a ausência de stock, porque isso gera insatisfação juntos dos consumidores, diminui receitas e provoca, até, penalidades contratuais por parte dos fornecedores” – lê-se na nota de imprensa.
O mesmo documento conclui referindo que o teste internacional realizado na SPAR Áustria veio comprovar a utilidade e relevância desta solução tecnológica para os operadores de retalho alimentar. O projeto “ShopView2Market” foi apoiado pela Agência Nacional de Inovação, em Portugal, através do programa Portugal 2020 “Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Projetos Demonstradores em Copromoção”, que promove a investigação aplicada e o desenvolvimento.
Comentários (0)