31 de outubro de 2014

Sonae investe 150 milhões em tecnologias de informação

“As tecnologias de informação são importantes para toda a gente, são para nós uma vantagem competitiva. (…) Nós temos vidas cada vez mais agitadas e temos que fazer cada vez melhor, as tecnologias de informação estão ao nosso serviço e o consumidor vê valor nisso”. São estas as palavras de Catarina Fernandes, Diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae, quando se refere ao tema principal do FINCO, um evento que reuniu as empresas Sonae para discutir o efeito das tecnologias de informação, conhecidas TIC, na vida das empresas e das pessoas.

Sob o tema “IT´s Touching Lives”, o encontro reuniu no Campo Pequeno, em Lisboa, quadros de topo de empresas nacionais e internacionais, líderes de opinião, parceiros de negócios, instituições universitárias e organizações da área da tecnologia.

Num evento marcado pelo tema da tecnologia ao serviço dos consumidores, David Alves, Diretor de Tecnologia de Informação da Sonae e Presidente do FINCO, referiu em entrevista que a essência do grupo Sonae “é a vida dos nossos clientes, é conseguirmos trazer aos nossos clientes uma melhor experiência de vida, algo que de facto lhes proporcione acesso a produtos e experiências”. Segundo a Sonae, em 2014 o investimento em TIC será de 150 milhões de euros. O objetivo é facilitar o processo de internacionalização das empresas Sonae, assim como estar mais perto da vida dos consumidores.

Um investimento que está a crescer e a impactar a forma como as marcas do grupo comunicam com os consumidores. Nuno Almeida, Diretor de e-commerce da Sonae MC, confessa que “o futuro do e-commerce é fazer parte do nosso dia-a-dia, não vai eliminar as lojas físicas, não numa lógica de substituição mas de complementaridade. Há coisas que adoramos fazer em lojas físicas que é muito difícil concretizar no e-commerce”.

No recinto esteve também presente uma feira tecnológica onde vários parceiros marcaram presença com as novas tecnologias do mercado. Para Gerd Leonhard, um dos oradores do congresso, autor e Diretor Executivo da The Futures Agency, “os consumidores têm cada vez mais poder porque compram cada vez mais coisas pelo que elas têm de valor, pelo seu propósito, ou seja as marcas têm de criar emoção com os consumidores e não apenas vender o produto”.

Durante o Congresso, Belmiro de Azevedo, Chairman da Sonae, entregou ainda o prémio Chairman´s Award, uma distinção que pretende promover ideias inovadoras nas empresas da Sonae durante o último ano. Mas em vez de um, foram dois os projetos vencedores entre os quais um robot para troca de baterias de máquinas de movimentação de carga movidas a energia elétrica, de Luis Marçalo Ribeiro, e um sistema de gestão de visitas nos centros comerciais que permite perceber os comportamentos dos visitantes, da autoria de Maria Emília Gomes.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Ana Gaboleiro; Imagem e edição: Rui Rodrigues

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.