A empresa líder nas exportações de vinho português foi eleita a melhor produtora a nível mundial, à frente de grandes nomes internacionais. De acordo com o Observador, a Sogrape Vinhos foi considerada a melhor do mundo em 2015 nos World Association of Writers and Journalists of Wines and Spirits, associação que elaborou um ranking com as mais de 100 melhores produtoras a nível mundial. A participação da Sogrape em 10 dos 75 concursos avaliados resultou em 131 prémios angariando, assim, mais de 3 mil pontos, ficando à frente da norte-americana Ernest and Julio Gallo Family e da francesa Vranken Pommery Monopole Heidsieck.
À conquista do mercado internacional está também a Piriquita. A histórica pastelaria sintrense, conhecida pelos seus também históricos travesseiros, quer expandir-se a nível nacional e internacional. Já com uma loja aberta em Cascais, aquela que começou por ser uma fábrica de queijadas, tem conseguido levar o típico travesseiro além-fronteiras. Pedro Silva Neves, novo investidor da empresa, referiu ao Observador que, em outubro, vai ser possível “abrir uma loja no centro de Lisboa e apostar noutras cidades do país e do mundo”. E vai mais longe, segundo o responsável, cada loja “vai ter uma arquitetura própria e, dependendo do sítio, venderá produtos adequados aos clientes que a procuram”.
A imprensa nacional dá ainda destaque à aquisição do Autódromo do Estoril pela autarquia de Cascais. Com o objetivo de atrair mais turismo ao concelho, a Câmara vai comprar o autódromo do Estoril ao Estado português por 4,9 milhões de euros. “Cascais já é o quarto destino turístico nacional. Para lá de qualquer dúvida, com a dinamização do autódromo estamos a reforçar os nossos índices de atratividade turística”, referiu Carlos Carreiras, presidente da autarquia, ao Diário de Notícias. O objetivo é que o autódromo venha a ser usado para testes de início de temporada de grandes provas como a Fórmula 1, Moto GP ou European Le Mans.
No mundo, a China continua a querer conquistar o mercado e coloca 14 das suas marcas entre as mais valiosas a nível mundial. De acordo com o Marketing Directo, o estudo de 2015 do BrandZ Top 100 Global Brands, publicado por Millward Brown e WPP, o número de marcas chinesas continua a aumentar o valor, levando a um crescimento de mais de 1.004% nos últimos 10 anos. No Top 20 das marcas mais valiosas encontram-se ainda cinco chinesas: três de seguros (China Life, CPIC, y Ping Na) e duas de tecnologia (Tencent y Baidu).
Comentários (0)