Lançado dia 29 de agosto de 2003, o Skype foi criado por dois empreendedores escandinavos, Niklas Zennstroem, da Suécia, e Janus Friis, da Dinamarca. O serviço veio mudar de forma radical, segundo os responsáveis, a forma como as pessoas comunicam nos quatro cantos do mundo, servindo para encurtar distâncias, sendo mais um passo importante para o crescimento da globalização.
O Skype surgiu na Estónia e na altura, permitia apenas chamadas áudio entre computadores. Hoje é um dos líderes nas ligações áudio e vídeo a nível mundial, oferecendo chamadas de voz ou vídeo, SMS, texto, partilha de ficheiros ou de ecrã, mensagem de vídeo e outros, a partir de computadores, telemóveis ou tablets.
Em setembro de 2005, o Skype foi comprado pelo portal de leilões eBay, que em 2009 vendeu o serviço ao fundo de investimentos Silver Lake. Dois anos depois, em 2011, o Skype foi comprado pela Microsoft, por 8,5 mil milhões de dólares, cerca de 6,3 mil milhões de euros.
Hoje, o Skype celebra o 10º aniversário, orgulhando-se de já ter dado origem a mais de 1,4 triliões de minutos de chamadas de voz ou vídeo, o equivalente a 2,6 milhões de anos de conversa. Segundo a empresa, contam atualmente com 300 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo e no segundo trimestre de 2013 registou 162 mil milhões de minutos de conversação, que segundo os responsáveis, significa um crescimento de 41% face ao período homologo anterior.
Para celebrar a sua primeira década, até ao dia 1 de setembro, o Skype oferece aos seus utilizadores 30 minutos de acesso gratuito ao Skype WiFi. Para os próximos 10 anos, o Skype deixa a promessa de encontrar novas formas de comunicação, integrando tecnologias que hoje ainda não foram pensadas, ao mesmo tempo que continuará a integrar os produtos Microsoft.
Comentários (0)