Os jornais internacionais continuam a dar destaque à tecnologia portuguesa. Desta vez, o Mashable faz manchete de um sistema que permite que mais de 600 autocarros e táxis, da zona do Porto, sejam verdadeiros “hotspots” em movimento. O jornal refere que este sistema Wi-Fi deverá ser um modelo a seguir por muitas cidades a nível internacional visto que permite aceder à internet gratuitamente, através de um carro, autocarro ou camião. O sistema foi criado por uma start-up portuguesa,Veniam, que terá recentemente angariado mais de 3,9 mil milhoes de euros de um consórcio liderado por uma empresa norte-americana, refere o Económico. O sistema serve, assim, cerca de 70 mil pessoas por mês e equipa a frota da STCP, com suporte da rede de fibra ótica da Porto Digital. A start-up tecnológica portuguesa pretende, agora, expandir a sua presença nos EUA e implementar esta rede de internet móvel entre veículos nos mercados globais.
Esta semana, foram vários os jornais nacionais e internacionais que deram destaque à nova “aplicação” do Facebook. “O teu ano em revista” tem sido alvo de várias críticas pelo facto de escolher determinados algoritmos que estão a chocar os utilizadores. De acordo com o Mashable, a rede social afirma que o algoritmo escolhe os momentos e fotos com mais “gostos” ou “partilhas” e que, para evitar situações menos felizes, a empresa dá a oportunidade ao utilizador de “customizar” o seu ano antes de partilhá-lo. “Se não podes vencê-los, junta-te a eles”, podia aplicar-se ao Facebook mas foi assim que o Público deu a notícia de que a Kodak, icónica empresa americana de máquinas digitais, se lançou com uma linha própria de telemóveis e tablets, a partir de janeiro. De acordo com o jornal, os telemóveis Kodak vão estar equipados com sistema operativo Android, e serão fabricados pela Bullit Group, grupo britânico produtor de equipamentos eletrónicos.
A tecnologia continua a ser, também, um dos maiores investimentos das marcas do setor automóvel. A Reuters refere que a Audi quer aumentar os gastos com novos modelos, fábricas e tecnologias até 2019, para superar a rival alemã BMW como maior fabricante de carros de luxo do mundo. Segundo a agência noticiosa, a Audi já contribui 40% no lucro operacional do maior grupo automotivo da Europa mas o objetivo é, mesmo, aumentar o investimento sobretudo em tecnologia. Algo que a Mercedes-Benz e a LG já estão a trabalhar. De acordo com a Exame Brasil, as duas marcas uniram-se para criar automóveis parcialmente autónomos. O sistema inteligente pode ativar os freios de forma automática para evitar colisões e atropelamentos, bem como monitorar o motorista.
A publicidade continua a ser uma das maiores receitas de um dos organismos oficiais do futebol, a Fifa. Ao que refere a Exame Brasil, os escândalos de corrupção seguidos da falta de transparência do órgão desportivo já levou a Sony e a Emirates a retirarem o seu patrocínio na empresa. De acordo com o jornal, as duas marcas alegam que esta decisão se deve a um reposicionamento estratégico, no entanto, comenta-se que, na realidade, ambas não querem ter a imagem atrelada a parceiros envolvidos em corrupção. Por cá, o Jornal de Negócios dá conta da parceria entre o Grupo Controlinveste e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, para a Taça da Liga. Segundo o jornal, o Grupo terá garantido à Liga a exploração da publicidade, direitos televisivos e ainda o risco de encontrar um patrocinador que dê o “naming” à competição. De acordo com o jornal, um dos que fazem parte da empresa, o Grupo Controlinveste tem como objetivo fomentar “a relação comercial de defesa dos interesses e do desenvolvimento do futebol português”.
Comentários (0)