Setor do luxo continua a crescer nos mercados emergentes

16 de maio de 2017

Setor do luxo continua a crescer nos mercados emergentes

Os consumidores dos mercados emergentes continuam a impulsionar o crescimento do mercado de luxo, revela a quarta edição anual do estudo Global Powers of Luxury Goods da Deloitte, apresentada em Lisboa, durante a conferência Financial Times Business of Luxury. De acordo com a pesquisa, a percentagem de consumidores nos mercados de luxo emergentes (China, Rússia e Emirados Árabes Unidos) que afirmam ter aumentado o seu gasto nos últimos 5 anos foi de 70%, em comparação com os 53% observados nos mercados mais maduros (UE, EUA e Japão).

“As viagens e o turismo ainda representam as grandes oportunidades de crescimento para o setor do luxo”, afirmou Patrizia Arienti, líder de Fashion & Luxury da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) da Deloitte. “Praticamente metade das compras de luxo são realizadas por consumidores em viagem, seja no mercado de destino (31%) ou no aeroporto (16%). Estes números sobem para 60% entre os consumidores dos mercados emergentes, que normalmente não têm acesso à mesma gama de produtos e marcas que podem ser encontrados em mercados mais maduros.”

O estudo Global Powers of Luxury Goods analisa e enumera as 100 maiores empresas de bens de luxo a nível mundial, com base nos dados publicamente disponíveis relativos às vendas consolidadas de bens de luxo no ano fiscal de 2015, correspondente ao último exercício encerrado até junho de 2016. Apresenta ainda as tendências chave que marcam o mercado de luxo e fornece uma perspetiva económica global.

“Os consumidores tornaram-se simultaneamente críticos e criadores, exigem uma experiência de luxo mais personalizada e querem ter a oportunidade de ajustar os produtos e serviços que pretendem às suas necessidades e exigências. No entanto, a qualidade mantém-se como um elemento central, com os consumidores a valorizarem cada vez mais os produtos artesanais”, destaca Pedro Miguel Silva, Associate Partner de Retail & Consumer Products da Deloitte Portugal.

“O processo de compra de bens de luxo também mudou. Com a crescente utilização das redes sociais e dos equipamentos digitais, os consumidores tornam-se cada vez mais exigentes na qualidade e consistência da experiência de marca. São eles que decidem quando, onde e de que forma se envolvem com as marcas de luxo”, conclui.

No Top 100, apenas seis empresas registaram uma queda nas vendas na ordem dos dois dígitos; metade delas do setor da joalharia, que continuou a evidenciar uma procura volátil.

Itália mantém a liderança no número de empresas, enquanto França lidera em vendas – Com 26 empresas no Top 100, Itália regista mais do dobro das empresas do que França.

Empresas presentes em múltiplas categorias de bens de luxo quase duplicam o crescimento das vendas – Comparando com o ano anterior, as empresas presentes em múltiplas categorias luxo praticamente duplicam o crescimento das vendas e lideram em lucros, enquanto o setor de malas e acessórios continua a ter o crescimento mais rápido.

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Jornalista: Marco Silva

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