No momento de adquirir um novo bem de consumo, como um eletrodoméstico, mobiliário ou equipamentos eletrónicos, os portugueses com mais de 50 anos têm em consideração três critérios de compra essenciais: o preço (87%), a qualidade (62%) e o fator ambiental e de consumo de energia (53%), revelam dados do Observador Cetelem.
Ao contrário da generalidade dos seniores europeus, que colocam o ambiente como quinto critério de compra após o preço, a qualidade, a funcionalidade e as promoções, os seniores portugueses revelam-se mais ecológicos e são mesmo os mais preocupados com esta questão, comparativamente a uma média europeia de apenas 31%.
No panorama europeu, verifica-se que os seniores portugueses são os mais ecológicos e os que maior importância atribuem às características do produto que podem influenciar o ambiente e o consumo de energia. Estes critérios de compra são também mais importantes para os seniores portugueses (53%) do que para os seus descendentes (42%), para quem surgem apenas em quarto lugar após o preço (88%), a qualidade (69%) e a funcionalidade/características técnicas (55%) do produto. À semelhança dos seniores portugueses, são os húngaros e os espanhóis (42% em ambos os casos) que atribuem mais relevância ao ambiente e à ecologia na hora da compra.
No entanto, segundo a Kaspersky e o B2B International as pessoas com mais de 55 anos podem ter comportamentos pouco seguros online e, portanto, ser uma atrativa vítima de fraude. Os resultados do estudo, intitulado “Mais velho e mais esperto? Um olhar sobre as ameaças que os maiores de 55 sofrem online” envolveram 12.546 utilizadores de Internet em todo o mundo, são inquietantes e revelam que as gerações mais velhas são um target bastante atrativo para os hackers. Quando estão online, estes indivíduos fazem maioritariamente compras, realizam transações financeiras e comunicam com a família. No entanto, não se protegem devidamente dos hackers, segundo o estudo indica.
Comentários (0)