Saldos de Verão atraem menos consumidores

14 de julho de 2014

Saldos de Verão atraem menos consumidores

Os saldos de Verão têm início no dia 15 de julho, mas nem todas as pessoas vão aproveitar a época para fazer compras. De acordo com o IPAM – The Marketing School, que realizou um estudo na zona do Grande Porto, entre 25 de junho e 4 de julho, a 365 indivíduos, 18% dos inquiridos não vai usufruir das promoções.

Esta previsão revela-se maior do que aquilo que foi registado em 2013: Este ano 18% não pretende efetuar compras durante os saldos de Verão e, no ano passado, apenas 8% se absteve de o fazer no período homólogo. Esta é uma subida que está relacionada, principalmente, com os “preços pouco apelativos”. No entanto, nem todos pensam assim. 71% dos 77% inquiridos que pretendem efetuar compras nesta época, confessaram que o vão fazer devido aos “preços apetecíveis”.

Além da menor adesão às promoções neste período, o IPAM acredita ainda que os comerciantes vão gerar um número menor de receitas, comparativamente a 2013: mais de metade dos inquiridos (52%) afirmou que irá gastar menos dinheiro do que no ano passado; 55% garantiu que irá despender entre 100 e 300 euros; e 31% não pretende ultrapassar a barreira dos 100 euros.

No que diz respeito aos produtos mais procurados, o vestuário lidera o topo da lista de compras dos inquiridos. 35% pretende comprar roupa, 32% sapatos e 17% livros. 40% dos consumidores diz que os artigos comprados serão para os próprios e, 36%, afirma que serão para os filhos.

Coordenado por Mafalda Ferreira, diretora da licenciatura em Ciências de Consumo do IPAM, esta investigação pretende analisar o comportamento dos consumidores relativamente às promoções e aos saldos.

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Jornalista: Patrícia Rogado

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