Os saldos de Verão têm início no dia 15 de julho, mas nem todas as pessoas vão aproveitar a época para fazer compras. De acordo com o IPAM – The Marketing School, que realizou um estudo na zona do Grande Porto, entre 25 de junho e 4 de julho, a 365 indivíduos, 18% dos inquiridos não vai usufruir das promoções.
Esta previsão revela-se maior do que aquilo que foi registado em 2013: Este ano 18% não pretende efetuar compras durante os saldos de Verão e, no ano passado, apenas 8% se absteve de o fazer no período homólogo. Esta é uma subida que está relacionada, principalmente, com os “preços pouco apelativos”. No entanto, nem todos pensam assim. 71% dos 77% inquiridos que pretendem efetuar compras nesta época, confessaram que o vão fazer devido aos “preços apetecíveis”.
Além da menor adesão às promoções neste período, o IPAM acredita ainda que os comerciantes vão gerar um número menor de receitas, comparativamente a 2013: mais de metade dos inquiridos (52%) afirmou que irá gastar menos dinheiro do que no ano passado; 55% garantiu que irá despender entre 100 e 300 euros; e 31% não pretende ultrapassar a barreira dos 100 euros.
No que diz respeito aos produtos mais procurados, o vestuário lidera o topo da lista de compras dos inquiridos. 35% pretende comprar roupa, 32% sapatos e 17% livros. 40% dos consumidores diz que os artigos comprados serão para os próprios e, 36%, afirma que serão para os filhos.
Coordenado por Mafalda Ferreira, diretora da licenciatura em Ciências de Consumo do IPAM, esta investigação pretende analisar o comportamento dos consumidores relativamente às promoções e aos saldos.
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