Saberão os consumidores quem patrocina os Jogos Olímpicos?

31 de julho de 2012

Saberão os consumidores quem patrocina os Jogos Olímpicos?

Há marcas que investem milhões de euros no patrocínio aos Jogos Olímpicos. Mas isso muitas vezes não é suficiente para que os consumidores saibam quais as que estão oficialmente ligadas ao maior evento desportivo do mundo. Prova disso é que chegam a confundir os patrocinadores com os seus concorrentes.

Esta é uma conclusão do estudo da consultora Toluna, citado pela AdAge, onde 37% dos inquiridos identificou de forma incorrecta a Nike como sendo patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Já a Adidas, que é, de facto, patrocinadora, foi associada por 24% do painel questionado.

Esta confusão, de acordo com a AdAge, pode ter a ver com o facto de a Nike, ao longo dos últimos anos, se ter associado a atletas de vários desportos e de ser “especialista” no chamado marketing parasita, afirma a publicação. De recordar que a marca lançou no dia da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos a campanha “Find your greatness”, que revela vários atletas amadores a competir a diferentes locais do mundo chamados “Londres”.

O estudo mostra que a Coca-cola é a marca mais associada aos Jogos, com referência por parte de 47% dos inquiridos. De frisar, no entanto, que a Pepsi foi mencionada incorrectamente por 28% desta amostra. Situação idêntica aconteceu com o McDonald’s e o Burguer King. Embora 40% dos inquiridos tenha referido corretamente a primeira marca como sendo patrocinadora oficial, 19% associou a segunda à competição.

O estudo da Toluna foi realizado entre 16 e 18 de julho, tendo por base um painel de 1034 norte-americanos.

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Francisco Branco

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