Há marcas que investem milhões de euros no patrocínio aos Jogos Olímpicos. Mas isso muitas vezes não é suficiente para que os consumidores saibam quais as que estão oficialmente ligadas ao maior evento desportivo do mundo. Prova disso é que chegam a confundir os patrocinadores com os seus concorrentes.
Esta é uma conclusão do estudo da consultora Toluna, citado pela AdAge, onde 37% dos inquiridos identificou de forma incorrecta a Nike como sendo patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Já a Adidas, que é, de facto, patrocinadora, foi associada por 24% do painel questionado.
Esta confusão, de acordo com a AdAge, pode ter a ver com o facto de a Nike, ao longo dos últimos anos, se ter associado a atletas de vários desportos e de ser “especialista” no chamado marketing parasita, afirma a publicação. De recordar que a marca lançou no dia da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos a campanha “Find your greatness”, que revela vários atletas amadores a competir a diferentes locais do mundo chamados “Londres”.
O estudo mostra que a Coca-cola é a marca mais associada aos Jogos, com referência por parte de 47% dos inquiridos. De frisar, no entanto, que a Pepsi foi mencionada incorrectamente por 28% desta amostra. Situação idêntica aconteceu com o McDonald’s e o Burguer King. Embora 40% dos inquiridos tenha referido corretamente a primeira marca como sendo patrocinadora oficial, 19% associou a segunda à competição.
O estudo da Toluna foi realizado entre 16 e 18 de julho, tendo por base um painel de 1034 norte-americanos.
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