Um novo estudo da Cision propôs-se a perceber qual o verdadeiro peso que o futebol tem nos meios de comunicação social portugueses.
Todos os números resultantes deste estudo são indicadores da enorme influência que o tema “futebol nacional” assume nas escolhas editoriais dos meios de comunicação em Portugal.
Na época desportiva de 2014/2015, entre os dias 11 de julho de 2014 e 30 de junho de 2015, o futebol nacional gerou mais de meio milhão de notícias nos meios de informação analisados, tendo em consideração apenas as notícias que envolveram equipas portuguesas. Foram produzidas, neste período, quase 537.500 notícias relativas ao futebol nacional, nos meios de comunicação social observados.
Os meios online foram os que mais contribuíram para avolumar este resultado, com 217.643 artigos produzidos sobre o futebol português.
Já na imprensa, o número de notícias registadas foi menor, ficando-se pelos 136.955 artigos dedicadas ao tema.
No meio televisivo verificou-se ainda o registo de 182.846 notícias, que se traduziram em mais de 11.180 horas de emissão dedicadas ao tema futebol nacional. Para que se perceba bem a dimensão deste resultado, basta pensar que se somarmos os tempos de exposição televisiva dos 21 canais de televisão analisados, o espaço televisivo alcançado ascende a 466 dias de emissão.
Comentários (0)