O banco suíço UBS divulgou um relatório sobre os preços e salários de 2015. Neste documento citado pelo El País, a instituição coloca a questão “ganho o suficiente para levar a vida que quero?”, e com base nessa premissa o banco apresenta uma análise ao custo de vida em 71 das principais cidades do mundo.
O banco recorreu a várias metodologias para determinar quais são as cidades mais baratas e quais são as mais caras. Um desses métodos foi a comparação do preço de alguns produtos que estão disponíveis mundialmente com a mesma qualidade e características. Isto para perceber quantas horas de trabalho são necessárias, de acordo com os salários locais, para a compra de produtos.
Foram analisados 4 itens: um quilo de pão; um quilo de arroz; um hambúrguer Big Mac e um iPhone 6 de 16GB. A capital portuguesa encontra-se perto do meio da tabela de 71 países, para comprar o iPhone 6 um lisboeta teria que trabalhar 89 horas.
De acordo com este relatório Kiev, a capital da Ucrânia, é onde os cidadãos têm que trabalhar mais horas para comprar o produto: 627 horas. Já em Zurique seriam apenas necessárias 21 horas de trabalho.
Já em Lisboa seriam necessários 16 minutos para comprar um quilo de pão. A cidade em que é necessário trabalhar mais tempo para comprar um quilo de pão é Manila, em que são necessários 83 minutos, seguida de Jacarta, na Indonésia, em que são necessários 70 minutos.
Já em Zurique e Manama, capital do Bahrein, são necessários apenas 5 minutos para comprar o pão.
Em Lisboa são necessários 22 minutos de trabalho para comprar um Big Mac enquanto que em Narobi no Quénia são necessários 173 minutos. Já em Hong Kong são apenas necessários 9 minutos.
Quanto ao arroz são necessários 8 minutos na capital portuguesa para um quilo, já em Nova Deli, na Índia, são necessários 73 minutos. Já em Genebra, Suíça, são necessários apenas 4 minutos.
Comentários (0)