De acordo com o Observador Cetelem, neste Natal, o vestuário (58%) e os brinquedos (49%) permanecem no topo da lista dos presentes com maior intenção de oferta. Uma novidade em relação a 2015 é o facto de haver mais consumidores com vontade de oferecer produtos culturais (36%) do que perfumes e relógios (34%). Os locais favoritos dos portugueses para realizar as compras natalícias são os centros comerciais.
Os indivíduos entre os 25 e os 34 anos são os que revelam uma maior intenção de oferecer presentes (91%), localizando-se os indivíduos entre os 55 e os 65 anos no polo oposto (65%). As categorias de vestuário e brinquedos encontram-se no topo da lista para a generalidade das idades, com exceção dos jovens entre os 18 e os 24 anos, que depois do vestuário, elegem os perfumes e relógios.
Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2016. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.
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