31 de agosto de 2012

Revolução na experiência bancária: ActivoBank

Em Março de 2010 o ActivoBank surgiu no mercado com uma nova proposta de valor, que se traduziu na assinatura da marca “Simplifica” e na sua missão: desenhado ao pormenor com o objetivo de simplificar o dia-a-dia das pessoas.

Imagens de Marca (IM): Que razões estiveram na base deste posicionamento online?

Luís Almada (LA): Essencialmente para poder estar no meio em que está o cliente do ActivoBank. Adicionalmente, uma estrutura online é também menos onerosa do que uma estrutura assente em sucursais físicas, permitindo-nos apresentar uma maior competitividade na nossa oferta. Apesar disto, o ActivoBank não abdica de ter 14 Pontos Activo espalhados pelo país, porque também sabemos que as pessoas apreciam o facto de ter um sítio físico e saber que, se há um problema, o banco está lá.

IM: Como caracteriza o serviço? Qual a oferta?

LA: Somos um banco nomeadamente vocacionado para o acesso remoto e a aposta de renovação e inovação online é uma constante. A inovação faz parte do ADN do ActivoBank, pelo que a nossa proposta de valor para o cliente assenta numa nova experiência bancária, mais moderna, diferenciada e inovadora.

IM: O que vos diferencia?

LA: Repensámos os nossos produtos e serviços para que o cliente só tenha que pagar pelo que usa. Por isso, não temos comissões de manutenção de conta, nem anuidades associadas aos cartões de débito e crédito. Os Pontos Activo estão localizados em locais de fácil acesso e em segurança – no centro das cidades ou em centros comerciais – e a funcionar com um horário alargado, de segunda a sábado das 10h às 20h. Abrir uma conta em 20 minutos e levar para casa os cartões de débito e crédito é uma realidade atual.

IM: Que estratégia de marketing foi utilizada?

LA: A ambição do ActivoBank é ser uma marca de confiança, porque afinal, mais do que serviços ou produtos um banco vende é confiança. No ano passado, mantivemos o foco na inovação e intensificámos a estratégia de notoriedade da marca, aquisição e retenção de clientes, bem como um forte foco na acessibilidade, ao introduzir melhorias nas funcionalidades online com o objetivo de incentivar o seu uso.

IM: A quem é que se dirigem?

LA: O ActivoBank é um banco que pretende ser jovem, moderno e dirigido a um novo segmento de clientes bancários, que são os jovens que estão entre os 25 e os 35/40. São pessoas que têm uma vida profissional muito ativa, em geral utilizadores frequentes de tecnologias na sua vida pessoal. É um target que, apesar de não ir muitas vezes fisicamente ao banco, sabe que quando precisa, há um Ponto Activo para o receber.

IM: Como comunicam o serviço?

LA: A estratégia de comunicação está alinhada com o que o target valoriza, ou seja, mais uma comunicação com informação “à la YouTube” do que uma comunicação clássica dos produtos bancários. Em relação aos meios utilizados, com exceção da televisão por cabo e iniciativas pontuais em alguma imprensa escrita também muito dirigida, grande parte da comunicação do ActivoBank passa pelo digital media.

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João Marcos, com Cristina Amaro

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