Ricardo Gomes é o vencedor da segunda edição do Prémio Sonae Media Art, o mais importante prémio nacional de arte contemporânea, no valor pecuniário de 40 mil euros. A iniciativa enquadra-se na política de responsabilidade corporativa da Sonae, que pretende promover a criatividade e a inovação na sociedade, nomeadamente através da promoção e desenvolvimento de iniciativas na área da cultura e da educação.
Rodrigo Gomes foi escolhido entre os 5 finalistas por um júri de premiação, que analisou as suas obras inéditas que estão patentes numa exposição conjunta no MNAC – Museu do Chiado.
O prémio abrange as formas de criação contemporânea que vão desde a imagem ao som, incluindo a exploração de media vídeo, computação, som e mixed-media, em que outras formas de arte como a performance, a dança, o cinema, o teatro ou a literatura poderão ser incorporadas.
“O Prémio Sonae Media Art é uma materialização dos valores e cultura da Sonae, nomeadamente da criatividade e da inovação como forma de desenvolvimento social e cultural. Orgulha-nos que o investimento que a Sonae tem vindo a realizar ao abrigo desta parceria, bem como em muitas outras que realizamos em todo o país, esteja a dar a oportunidade a jovens artistas de desenvolverem novas obras, ao mesmo tempo que contribuímos para a divulgação do seu trabalho, promovendo a aproximação crescente da sociedade à arte”, afirma Catarina Oliveira Fernandes, diretora de comunicação, marca e responsabilidade corporativa da Sonae.
De referir que, no âmbito da cerimónia de anúncio do vencedor do Prémio Sonae Media Art, é também realizado o lançamento do catálogo da exposição das cinco obras finalistas que integra cinco ensaios inéditos sobre cada uma das peças apresentadas e em exposição, com autorias de António Cerveira Pinto, João Silvério, John Craig Freeman, Margarida Medeiros, Maria João Gamito, Flávia Violante e Rita Salgueiro.
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