Um fim-de-semana, no Parque Natural da Ria Formosa juntou comunicação social e operadores turísticos para conhecer o novo posicionamento do Vila Galé Albacora, em Tavira.
A unidade que reabriu as suas portas este mês, após três anos de encerramento nos meses de Inverno, aposta agora no Turismo Natureza para captar mais público, em parceria com a autarquia local e várias empresas do sector turístico da região algarvia.
A unidade, instalada no antigo Arraial do atum – Arraial Ferreira Neto, encontra-se junto da Ria Formosa, onde se encontra o Parque da Reserva Natural conhecido pela sua bio-diversidade.
As actividades…
Em parceria com diversas empresas da região, o Vila Galé Albacora quer promover o Turismo de Natureza, procurando, assim, combater a sazonalidade da região. A Câmara Municipal de Tavira, o Turismo do Algarve, a Associação Almargem e as empresas Formosa Mar e Lands são os parceiros exclusivos do hotel. Assim, o novo posicionamento da unidade envolve a integração de várias actividades ligadas à natureza.
Os passeios de barco pela Ria Formosa, com especial atenção para a observação de aves; os passeios a cavalo pelas margens da Ria; os trilhos pedestres e de bicicleta que circundam as tradicionais salinas são algumas das actividades que se inserem no novo projecto apresentado pelo hotel.
Todas as actividades estão disponíveis para os hóspedes do hotel e são acompanhadas pelos vários instrutores com as quais se marcam as actividades.
Apesar do tempo, que se mostrou pouco convidativo, foi possível aos convidados experienciar o que a região tem para oferecer em termos de Natureza.
O Arraial
Foi criado em Abril de 1945 e desde cedo servia de albergue para mais de 400 pessoas ligadas às actividades marítimas.
O Arraial Ferreira Neto, local de armação da pesca do atum, instituiu-se como uma zona de migração sazonal onde habitavam pescadores e as famílias. No arraial podia ainda encontrar-se armazéns de restauro de material, escritórios, viveiros, uma escola, uma capela, um posto médico e uma barbearia.
A pesca do Atum era, por esta época, uma das fontes de riqueza que mais contribuía para a economia da região.
O Arraial encerrou as portas em 1972, permanecendo fechado durante 10 anos. Uma história que ganha hoje uma nova vida enquadrada na unidade hoteleira do grupo Vila Galé.
Comentários (0)