15 de janeiro de 2010

Reportagem

O Spark será a principal aposta da marca norte-americana para 2010. E a Chevrolet já está a desenvolver acções para aumentar o impacto do lançamento deste automóvel. Mischa Woeste of Smeilinener, designer de moda alemã, recriou o novo citadino da casa norte-americana que chega ao mercado português no primeiro trimestre de 2010.


 


Um lançamento aguardado com expectativa, até porque, em 2009, a Chevrolet foi a única marca, entre as 20 mais vendidas em Portugal do sector automóvel, a registar um crescimento do número de vendas. Nuno Heleno, director de comunicação da marca, explicou ao Imagens de Marca a estratégia para o mercado português. Na emissão televisiva desta semana conheça a estratégia de outras marcas do sector automóvel para 2010, o chamado “ano das Incertezas”.


 


 



Imagens de Marca: Depois de um ano complicado em todo o sector automóvel, o que a Chevrolet espera para o ano de 2010?


Nuno Heleno: A Chevrolet espera naturalmente manter o elevado ritmo de crescimento que tem registado desde o reinício das operações em Portugal, em 2005. Importa aliás referir quer a Chevrolet foi a única marca do top 20 a crescer em 2009, e de forma significativa, com um aumento de 16,3% no volume de vendas face ao ano anterior. 2010 será para nós o ano de lançamento do Spark, um novo modelo para um segmento em pleno crescimento. Estamos certos que o Spark, que chegará ao mercado em Fevereiro, tem todas as condições para disputar a liderança na sua categoria e contribuirá para ajudar a marca a cumprir os ambiciosos objectivos que estabeleceu para o próximo ano. Às perspectivas muito positivas para este novo modelo junta-se a 'defesa' do desempenho de outros modelos de grande importância para a marca, como o Aveo (o modelo mais vendido), Cruze e Captiva.


 



IM: A marca cresceu em 2009. Esse crescimento deve-se ao lançamento de novos automóveis ou passou por uma aposta no reforço dos modelos já existentes?


NH: O reforço da gama e a originalidade das suas propostas, incluindo as novas versões Bi-Fuel, numa acção pioneira em termos de alargamento a toda a gama, ou o novo Cruze, um modelo de três volumes praticamente imbatível no segmento compacto na forma como conjuga qualidade e segurança com um preço acessível, foram factores que contribuíram fortemente para a performance positiva que a marca registou. Destaque ainda para o excelente desempenho do Aveo, que se cotou como o modelo mais vendido da marca, e também para o Captiva, cuja gama foi reforçada em 2009 com a apelativa versão Seven Xtreme.
Tudo isto sustentado num crescente reconhecimento da qualidade dos novos modelos, numa estratégia de preços muito agressiva e também no apelo adicional que sugere uma marca de dimensão mundial e com cem anos de história como é a Chevrolet.
A rede de Distribuição teve naturalmente um contributo muito importante para este desempenho, sabendo transmitir adequadamente no contacto diário com o cliente os atributos da marca e dos seus modelos.


 



IM: Qual foi a importância da aposta em publicidade para os resultados verificados?


NH: A Chevrolet é uma marca recente na Europa e em Portugal. Os seus níveis de notoriedade ainda são relativamente baixos (embora tenham vindo a aumentar exponencialmente nos últimos anos) e muitas vezes a sua oferta de produto encontra-se associada a carros americanos, conhecidos historicamente como grandes, gastadores e caros. O papel da publicidade tem sido vital na forma como tem permitido transmitir os valores/pilares da marca na Europa e em Portugal, invertendo aquelas ideias pré-concebidas.


 



IM: A marca vai apostar mais ou menos em publicidade durante o ano de 2010? Quais os principais meios para a marca desenvolver a sua comunicação?


NH: Em 2010, e em linha com aquele que será o principal lançamento da Chevrolet nos últimos anos, o do Spark, a Chevrolet irá aumentar do seu investimento em comunicação, especialmente na primeira metade do ano. Até agora, o mix de comunicação tem-se centrado em meios que permitam mostrar o produto; explicar os valores da marca (design, tecnologia comprovada, valor para o cliente); comunicar ofertas tácticas de valor acrescentado para o cliente e assegurar a interacção da marca com o seu público-alvo através de iniciativas inovadoras.


 


 


IM: Qual a estratégia da marca para continuar a afirmar-se no mercado português?


NH: A Chevrolet encontra-se numa fase de grande expansão. A sua gama de produtos está a crescer e em processo de total renovação. Até ao final de 2011, os salões de venda da Chevrolet encontrar-se-ão totalmente renovados e com produtos acabado de lançar. Somos com certeza uma das marcas com mais lançamentos anunciados para os próximos dois anos, num processo que culminará com a chegada do tão aguardado Chevrolet Volt, um modelo eléctrico revolucionário, que faz uso de um extensor de autonomia que lhe permite atingir 500 km sem necessidade de recarregamentos ou reabastecimentos.


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasA Chevrolet foi a única marca, entre as 20 mais vendidas em Portugal no sector automóvel, a registar um crescimento nas vendas.

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