O Spark será a principal aposta da marca norte-americana para 2010. E a Chevrolet já está a desenvolver acções para aumentar o impacto do lançamento deste automóvel. Mischa Woeste of Smeilinener, designer de moda alemã, recriou o novo citadino da casa norte-americana que chega ao mercado português no primeiro trimestre de 2010.
Um lançamento aguardado com expectativa, até porque, em 2009, a Chevrolet foi a única marca, entre as 20 mais vendidas em Portugal do sector automóvel, a registar um crescimento do número de vendas. Nuno Heleno, director de comunicação da marca, explicou ao Imagens de Marca a estratégia para o mercado português. Na emissão televisiva desta semana conheça a estratégia de outras marcas do sector automóvel para 2010, o chamado “ano das Incertezas”.
Imagens de Marca: Depois de um ano complicado em todo o sector automóvel, o que a Chevrolet espera para o ano de 2010?
Nuno Heleno: A Chevrolet espera naturalmente manter o elevado ritmo de crescimento que tem registado desde o reinício das operações em Portugal, em 2005. Importa aliás referir quer a Chevrolet foi a única marca do top 20 a crescer em 2009, e de forma significativa, com um aumento de 16,3% no volume de vendas face ao ano anterior. 2010 será para nós o ano de lançamento do Spark, um novo modelo para um segmento em pleno crescimento. Estamos certos que o Spark, que chegará ao mercado em Fevereiro, tem todas as condições para disputar a liderança na sua categoria e contribuirá para ajudar a marca a cumprir os ambiciosos objectivos que estabeleceu para o próximo ano. Às perspectivas muito positivas para este novo modelo junta-se a 'defesa' do desempenho de outros modelos de grande importância para a marca, como o Aveo (o modelo mais vendido), Cruze e Captiva.
IM: A marca cresceu em 2009. Esse crescimento deve-se ao lançamento de novos automóveis ou passou por uma aposta no reforço dos modelos já existentes?
NH: O reforço da gama e a originalidade das suas propostas, incluindo as novas versões Bi-Fuel, numa acção pioneira em termos de alargamento a toda a gama, ou o novo Cruze, um modelo de três volumes praticamente imbatível no segmento compacto na forma como conjuga qualidade e segurança com um preço acessível, foram factores que contribuíram fortemente para a performance positiva que a marca registou. Destaque ainda para o excelente desempenho do Aveo, que se cotou como o modelo mais vendido da marca, e também para o Captiva, cuja gama foi reforçada em 2009 com a apelativa versão Seven Xtreme.
Tudo isto sustentado num crescente reconhecimento da qualidade dos novos modelos, numa estratégia de preços muito agressiva e também no apelo adicional que sugere uma marca de dimensão mundial e com cem anos de história como é a Chevrolet.
A rede de Distribuição teve naturalmente um contributo muito importante para este desempenho, sabendo transmitir adequadamente no contacto diário com o cliente os atributos da marca e dos seus modelos.
IM: Qual foi a importância da aposta em publicidade para os resultados verificados?
NH: A Chevrolet é uma marca recente na Europa e em Portugal. Os seus níveis de notoriedade ainda são relativamente baixos (embora tenham vindo a aumentar exponencialmente nos últimos anos) e muitas vezes a sua oferta de produto encontra-se associada a carros americanos, conhecidos historicamente como grandes, gastadores e caros. O papel da publicidade tem sido vital na forma como tem permitido transmitir os valores/pilares da marca na Europa e em Portugal, invertendo aquelas ideias pré-concebidas.
IM: A marca vai apostar mais ou menos em publicidade durante o ano de 2010? Quais os principais meios para a marca desenvolver a sua comunicação?
NH: Em 2010, e em linha com aquele que será o principal lançamento da Chevrolet nos últimos anos, o do Spark, a Chevrolet irá aumentar do seu investimento em comunicação, especialmente na primeira metade do ano. Até agora, o mix de comunicação tem-se centrado em meios que permitam mostrar o produto; explicar os valores da marca (design, tecnologia comprovada, valor para o cliente); comunicar ofertas tácticas de valor acrescentado para o cliente e assegurar a interacção da marca com o seu público-alvo através de iniciativas inovadoras.
IM: Qual a estratégia da marca para continuar a afirmar-se no mercado português?
NH: A Chevrolet encontra-se numa fase de grande expansão. A sua gama de produtos está a crescer e em processo de total renovação. Até ao final de 2011, os salões de venda da Chevrolet encontrar-se-ão totalmente renovados e com produtos acabado de lançar. Somos com certeza uma das marcas com mais lançamentos anunciados para os próximos dois anos, num processo que culminará com a chegada do tão aguardado Chevrolet Volt, um modelo eléctrico revolucionário, que faz uso de um extensor de autonomia que lhe permite atingir 500 km sem necessidade de recarregamentos ou reabastecimentos.
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