12 de março de 2008

Reportagem

 


Nem o céu cinzento ou mesmo o passo apressado de quem saia dos transportes públicos nas principais artérias de Lisboa, desviaram as atenções dos muitos lisboetas que, em hora de ponta, não conseguiram ficar indiferentes à “capa falsa” do jornal Destak. A promessa do regresso dos míticos Trabalhadores do Comércio aos concertos para o final da tarde de segunda-feira, precisamente na Praça do Comércio, foi motivo de conversa e de curiosidade de quem era surpreendido por promotores a distribuir jornais vestidos de camisa branca e laço ao som da música “Chamem a Polícia”.  “Só para esta zona de intervenção, Baixa-Chiado e Terreiro do Paço, fizemos cerca de 80 mil exemplares, sendo que a grande maioria foi distribuída entre as 7h30 e as 10h00” explicou João Pedro Mendes, Director Comercial do Destak. Mas porque eram os Trabalhadores do Comércio que estavam em causa, os criativos levaram a ideia a peito, e o reforço da comunicação foi literalmente servida de bandeja nos muitos estabelecimentos da baixa pombalina que, ao longo da manhã, receberam a edição do jornal gratuito. (Veja aqui a entrevista com João Pedro Mendes, Director Comercial Destak)


 


 


 


Trabalhadores do Comércio sobem ao palco da publicidade


Por detrás do regresso do grupo original de Sérgio Castro e Álvaro Azevedo está o Montepio. No momento de lançar um novo produto – A Conta Ordenado Auto – a marca trabalhou o conceito criativo ao lado da agência EURO RSCG.


 


 


A nova comunicação (veja a campanha), que arranca hoje com uma campanha multimeios, tem como protagonistas os próprios elementos da banda portuguesa e recupera aquele que é um dos grandes êxitos dos anos 80 “Chamem a polícia”. (veja o comentário de Sérgio Castro à participação no anúncio). Um tema que serve de claim à proposta de valor da Instituição, como explicou Pedro Alves. (Veja aqui a entrevista com Pedro Alves, Director Marketing do Montepio). “Estamos a lançar uma proposta de valor muito forte. Trata-se de juntar a conta-ordenado ao seguro automóvel, no fundo o claim da campanha é que os trabalhadores não pagam o seguro automóvel, quais trabalhadores? Qualquer trabalhador que tenha ordenado pode abrir uma conta-ordenado no Montepio e não pagar o seguro automóvel. Foi isso que fizemos ao pegar nos Trabalhadores do Comércio e ao pormo-nos na estrada a dizer “Chamem a polícia que eu não pago”, os trabalhadores não pagam o seguro automóvel é esse o mote da campanha” justifica o director de marketing do Montepio.


 


 


 


Uma manifestação pacífica rumo à Praça do Comércio



Com o anúncio do concerto na rua, e reforçado ao longo do dia com edições extras do jornal Destak, Lisboa preparava-se para assistir a uma manifestação pacífica que reuniu cerca de 200 figurantes e que na Praça da Figueira entoavam as palavras de ordem “Chamem a Polícia, que eu não pago”. Uma espécie de teaser humano que Pedro Alves espera que possa “fazer o buzz da própria campanha. Chamem a polícia que eu não pago acaba por ficar na memória de todos” defende o director de marketing.


 


 


Por volta das 17h00, os Trabalhadores do Comércio deram o primeiro ar da sua graça com um concerto ambulante pelas principais ruas da baixa lisboeta, enquanto que os manifestantes se dirigiam para a Praça do Comércio de bandeiras encarnadas no ar e gritos ordeiros. “É uma manifestação de apoio a José António Camanho?” questionavam alguns curiosos na Rua Augusta que em troca recebiam o desafio de se juntarem à manifestação. “Hoje não há activação de marca, o motivo principal desta acção é o regresso dos Trabalhadores do Comércio 30 anos depois, só daqui a dois dias vai aparecer a campanha de publicidade com eles. É um concerto e um evento inéditos porque não tem activação de marca” explicou Manuel Roque, director criativo da Euro RSCG. (Veja aqui a entrevista a Manuel Roque, Director Criativo da Euro RSCG)


 


 


À hora marcada, e a título de curiosidade acompanhados por dois batedores da polícia, dava-se a chegada triunfal do grupo à Praça do Comércio. Aos manifestantes, juntaram-se os curiosos que, a caminho de casa, e sem pagar, aproveitaram para recordar alguns dos êxitos da banda portuguesa.


 


 


E ainda: 


 


 


Montepio Reforça Aposta na Música Portuguesa


 


Recorde a reportagem sobre os 20 anos do Álbum Circo de Feras promovido pelo Montepio.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasUma espécie de teaser humano, com cerca de 200 manifestantes, anunciou o regresso dos Trabalhadores do Comércio. Um grupo que passa agora para os palcos da publicidade na nova campanha Conta Ordenado Auto do Montepio. Por Vanda Jorge

">
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.