21 de setembro de 2009

Reportagem

Vídeo: Gro Brundtland, especialista em sustentabilidade; José Manuel Costa, presidente Grupo GCI.


 







Numa altura em que decorre a segunda edição do Green Festival, no Estoril, e em que se assinala a Semana Europeia da Mobilidade, o Imagens de Marca dedica-se à temática da sustentabilidade e do ambiente. “Vestimo-nos” de verde e preparámos uma semana com diversos temas, trazendo-lhe campanhas, políticas empresariais, ou simplesmente ideias que querem mudar mundo para melhor.



A visita ao Green Fest 09 – tema desenvolvido em baixo e no im5 durante esta semana – e a associação do Imagens de Marca à campanha internacional Tck Tck Tck (que pode conhecer melhor na emissão do im5 desta 2ª-feira) são dois exemplos.


 


O Festival “Verde”
Abriu as portas na sexta-feira e da primeira conferência saiu a conclusão que “no combate às alterações climáticas, a parceria entre os sectores público e privado é o futuro”. Gro Brundtland, especialista de renome internacional no tema do Desenvolvimento Sustentável, marcou o arranque da segunda edição do Green Festival com ideia que “as empresas do sector privado precisam de ir além do estreito conceito de lucro e assumirem-se como parte da solução”, completando que “o ano de 2009 é crítico para o futuro do Planeta”.



Sem restarem dúvidas que “o clima está a mudar”, Brundtland frisou que até ao “final do ano é necessário haver um novo acordo climático”, numa clara referência à futura Cimeira de Copenhaga, a ter lugar em Dezembro, onde será assinado o acordo que vai substituir o protocolo de Quioto.



Em declarações ao Imagens de Marca, a autora do relatório “O nosso Futuro Comum”, sustenta que existem situações onde já se pode falar de sustentabilidade, mas existem outras onde não, apontando que o pior sector é mesmo “o da energia. A forma como utilizamos, desperdiçamos e distribuímos energia”, bem como “as fontes que são utilizadas para fazer essa energia”. Frisando este ponto, a especialista sublinhou que “o carvão e os combustíveis fósseis não são o futuro”. Esse reside na “eficiência energética” e nos “renováveis”. (Ver excerto da entrevista em cima, no vídeo)



Mas a conferência de Brundtland foi apenas o início de uma semana de temáticas “verdes”, no Centro de Congressos do Estoril.



 


Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Cascais, Grupo Gingko e Grupo GCI, com a colaboração do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, o Green Festival vai prolongar-se até 25 de Setembro, com mais seminários, várias empresas presentes e até actividades lúdicas, como um pedipaper, ou baptismo de mergulho.



A segunda edição do evento trouxe novidades e este ano o Green Fest assume não só uma vertente profissional, mas também uma vertente para um público mais geral. “O que o visitante profissional pode aprender, ou reaprender, é o que é que existe de novas soluções” na área, bem como beneficiar de algumas “experiências daquilo que de melhor se está a fazer em Portugal e no exterior, na sustentabilidade”, explica José Manuel Costa, presidente da GCI. Já para “o público em geral”, o objectivo do festival é reforçar que “depende do comportamento dele [grande público], de nós, de todos”, “o futuro das nossas próximas gerações”. (Ver entrevista em cima, no vídeo)

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