Os prémios distinguem as entidades nacionais que apresentam os melhores resultados demonstrados na área da Sustentabilidade. A segunda edição dos Green Project Awards aconteceu esta terça-feira, na Culturgest, e entre os vencedores estão a Ecopilhas, a Entrajuda e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Ao todo, na final, estiveram 20 trabalhos a concurso, competindo nas categorias de Comunicação, Projecto e Investigação & Desenvolvimento.
Distinguido na categoria de Comunicação sai o Mega Pilhão. A iniciativa foi da Eco Pilhas e consistiu numa estrutura com mais de 6 metros de altura montada na Praça da Figueira, em Lisboa no ano passado. O Mega Pilhão “permitiu a recolha a nível nacional de 500 mil pilhas e baterias usadas, e que contribuiu para a aquisição de uma unidade móvel para transporte de sangue doada ao Instituto Português do Sangue”, explica a organização em comunicado, justificando o prémio.
Já em Projecto, a grande vencedora foi a Entrajuda – Associação para o Apoio a Instituições de Solidariedade Social. Nesta categoria, o júri destacou o projecto referente à doação de equipamento informático recuperado e distribuição de produtos não alimentares, com o projecto de Banco de Equipamentos de Bens Doados.
Na terceira categoria, Investigação e Desenvolvimento, entregue à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, os Green Project Awards distinguem o projecto CENIMAT. Tal como adianta a organização, o projecto sai premiado “pela inovação na utilização de papel com origem em fibras de celulose natural ou ainda de papel reciclado como material de suporte e componente electrónico (isolante/dieléctrico)”.
Os Green Project Awards são uma iniciativa do Grupo GCI, organizada em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus. Nesta segunda edição contou com 138 candidaturas, das quais 127 estiveram a concurso na fase inicial.
Conheça a lista dos vencedores:
. Investigação e Desenvolvimento:
- CENIMAT da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; Vencedor
- LNEG, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia ; Menção Honrosa
. Comunicação:
- Mega Pilhão, da Ecopilhas, Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores; Vencedor
- Ponto Electrão, da Amb3E – Assoc. Portuguesa de Gestão de REEE; Menção Honrosa
- Projecto “Água Limpa para beber dá saúde e faz crescer”, da INDAQUA Indústria de Gestão de Águas, S.A.; Menção Honrosa
- Reflorestação Água Serra da Estrela, da SUMOL+COMPAL Marcas, S.A.; Menção Honrosa
. Projecto:
- ENTRAJUDA- Associação para o Apoio a Instituições de Solidariedade Social; Vencedor
- Projecto Rios, da ASPEA; Menção Honrosa
- “Corredor Ecológico”, da Câmara Municipal de Valongo; Menção Honrosa
- “Biomares”, da CCMAR – Centro de Ciências do Mar; Menção Honrosa
- Vermicompostagem da Sociedade Ponto Verde e Lavoisier; Menção Honrosa
Comentários (0)