22 de junho de 2009

Reportagem

Foi transformado em hotel mas era uma casa particular. Construída nos anos 20, num misto de estilo Provençal e Arte Deco, a arquitectura deste local procurou preservar muitos dos materiais da época. Propriedade do Grupo Internacional Global Hotels, o Tiara Yaktsa é um hotel pequeno, com pouco mais de 20 quartos e algumas suites, grande parte com uma vista esmagadora!



A cerca de 10 quilómetros de Cannes o Yaktsa vê-se bem na encosta por quem passeia de barco na Côte-D´Azur. Muito perto das casas de Pierre Cardin, o homem que deixou marca no mundo da moda e, pelos vistos, também na arquitectura, completamente avant garde para a época. (veja aqui a casa e alguns pormenores)



Com portas abertas ao público desde o início deste mês, o Tiara Yaktsa é um hotel que se diferencia, no meio de tanta oferta, pelos detalhes. Detalhes de atendimento, de decoração, de serviço e de sabores. Régis Gallene, director do hotel, afirma que o acolhimento e o serviço personalizado tornam este hotel diferente: “Nós queremos que o cliente se sinta na sua própria casa. Quando ele chega, por exemplo, não faz um check in normal. Convidamo-lo a ir ao nosso terraço, é-lhe servida uma bebida e dá-se hipótese de ele poder usufruir desta vista maravilhosa e ter contacto imediato com o mar. Só depois vai para o quarto, onde tem uma garrafa de champanhe à sua espera. Todos os clientes são VIP para nós”. (veja aqui excertos das entrevistas com Régis Gallene e Joel Cardon, director geral do Tiara Yaktsa)



Cada cliente é especial
É esta a orientação que o director diz ter em permanência. Régis garante ser sua função gerir este hotel como uma unidade hoteleira personalizada: “Não queremos que o nosso cliente sinta que está de passagem, mas sim que está em sua casa, onde nada falta. O facto de termos um hotel mais cosy, mais intimista, permite-nos com mais facilidade oferecer alguns mimos extra e responder às expectativas de cada um”.



A oferta de experiências é diversificada. Desde um passeio de barco pela costa de Théoule-sur-Mer (veja a galeria de fotos do passeio de barco feito pelo grupo de imprensa portuguesa – Hotel/Cannes/Hotel), às compras com um personal shopper quase tudo é possível. Cannes, Nice ou St.Tropez é o cliente que escolhe o destino. O aconselhamento é personalizado e adaptado a cada ocasião por quem conhece bem as lojas mais chiques da zona e as colecções disponíveis. Mas se a preferência passar por algo mais romântico também pode ir ver o fogo-de-artifício no mar, à noite, igualmente a bordo de um barco à medida e gosto de cada um. O Yaktsa organiza ainda idas ao teatro e ao casino, visitas guiadas e jogos de golfe e tem um Smart parado à porta para quem quiser explorar, de carro, a beleza da Côte d´Azur. Só tem de reservar na recepção. Pode ainda usufruir de um serviço de massagens com profissionais altamente qualificados e com marcas de excepção, como a Carita e Kanebo.



Sabor e simplicidade
O sorriso é uma constante e comum a toda a equipa do hotel. Do cozinheiro (um jovem talento que foi convidado para trazer criatividade, sabor, simplicidade e boa apresentação à cozinha) ao director (também ele uma estreia na hotelaria) passando pelo serviço de quartos ou de apoio à piscina. Todos confessam estar motivados por trabalhar num local tão privilegiado. «Como é possível não sorrir num local destes?», perguntam sempre que lhes dizemos que nos agrada o sorriso. Uma nota assinalável: agradecem, com humildade e uma boa disposição contagiante.



A cozinha é uma das apostas do hotel. O L´or Bleu, restaurante com uma vista soberba, ideal para um jantar romântico, está aberto para pequenos-almoços, almoços e jantares e tem um menu de refeições ligeiras e uma gastronomia de luxo. É por si só uma experiência pelo sabor e apresentação. Realçando os sabores provençais «gourmandes», a leveza e a sensibilidade primam em todos os pratos.



Relax, please do it!
O francês é por enquanto a língua mais falada no hotel mas no futuro qualquer língua se poderá ouvir nos corredores. Há, no entanto, uma palavra que é comum a todo o mundo, a palavra Zen! E o Tiara Yaktsa preparou alguns espaços para os apreciadores da tranquilidade, da calma e da evasão. Ler um livro num dos 16 bungalows espalhados pelo jardim e pela piscina é uma experiência imperdível.



Decoração assinada em português
Foi uma surpresa quando percebemos que a etiqueta do mobiliário de jardim era portuguesa e por isso perguntámos se o mobiliário era importado de Portugal. Não só nos confirmaram como também ficámos a saber que a decoradora é portuguesa (e que o responsável pela obra também.) Os móveis Viriato e a empresa Mar Pires forneceram grande parte do mobiliário de interiores e de exteriores. A arquitecta de interiores Pilar Paiva de Sousa deu cor e estilo a um espaço que exprime a subtileza do artesanato. A madrepérola, os cobres delicadamente trabalhados, a madeira esculpida e as sedas preciosas definem um requinte oriental, onde a tradição e a alta tecnologia se unem.



 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 









     Tiara, uma marca em afirmação
Presidido pelo Sheikh Mohammed Y. El-Khereji, o grupo Internacional Global Hotels, decidiu passar a dirigir directamente as unidades de que é proprietário, como é o caso da marca Tiara Hotels & Resorts, deixando para trás a estratégia de franchising.


Entre aquisições, remodelações e requalificações o grupo quer investir mais de 500 milhões de euros nos próximos 5 anos, estando prevista a aquisição de 2 a 3 hotéis por ano, o que prova o seu desejo de crescimento. O grupo vai continuar a investir na marca Tiara de forma a aumentar a sua notoriedade e visibilidade, ainda pouco reconhecida no mercado. Tendo subjacentes os valores de singularidade, excelência, pertença e bem-estar a marca procura garantir os níveis de sofisticação e elegância de todos os seus produtos e serviços. Os hotéis da cadeia exemplificam a essência da marca: portefólio de hotéis únicos, em localizações privilegiadas e com uma atmosfera muito própria. A localização em cidades ou em locais de rara beleza é pensada para garantir boa oferta quer ao segmento de negócios, quer ao segmento de turismo com motivações específicas, como o golf, a cultura e o sol e mar. (veja a reportagem no Imagens de Marca, emitido na SIC Notícias, dia 27 de Junho às 17.30H e 01.30H e dia 28, às 09.30H e 20.30H)


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.