(Vídeo: Promoção às Festas de Lisboa 2009, organizadas pela EGEAC)
Passados mais de 800 anos sobre o nascimento do padroeiro, Lisboa continua a celebrar Santo António. Da religiosidade própria do dia 13 de Junho à folia que o antecede fica o cariz popular dos festejos da cidade. Povoada desde o século XIII por arraiais, foi em 2004 que viu as suas manifestações culturais institucionalizadas com a criação das Festas de Lisboa. Uma época de festejos na capital, organizada pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).
Este ano, as Festas de Lisboa decorrem durante dois meses, entre 15 de Maio e 15 de Julho. “Imaginámos a programação das Festas 2009 como um mapa onde claramente inscrevemos uma multiplicidade de trajectos. Cada um deles estabelece um diálogo particular com a cidade”, declara a EGEAC, no seu programa para este ano, que, pela primeira vez, se estende a todos os equipamentos da empresa e alarga a oferta a eventos menos tradicionais, como peças de teatro e concertos de jazz.
Seguidas por milhões de pessoas, no local e através da televisão, as Festas de Lisboa são para a EGEAC o maior angariador de patrocínios. Este ano, cobrem 80% do orçamento previsto para o evento, orçado em 1,5 milhões de euros. Super Bock, Nestlé, Sumol Zero, Unilever Jerónimo Martins e Tofa são os principais investidores, destacando-se, entre eles, o patrocínio das cervejas da Unicer, avaliado em 1 milhão de euros.
Comentários (0)