“Um hino ao som” e à “eficácia do meio rádio, na transmissão das mensagens comerciais”. As palavras são de Salvador Bourbon Ribeiro, director comercial da TSF, uma das estações promotoras do evento. Os primeiros Prémios Spot foram entregues esta quinta-feira, numa iniciativa que juntou os três principais operadores de rádio em Portugal – Grupo Renascença, Grupo Controlinveste e Media Capital Rádios.
A explicar a origem da iniciativa, Salvador Ribeiro refere que os Spot nascem da “necessidade de mostrar ao mercado, as virtualidades do som, para levar as marcas aos consumidores”, surgem de “um interesse em comum, que é mostrar a eficácia do meio rádio”. | A selecção No total, a primeira edição dos Spot contou com 200 candidatos, de onde foram depois seleccionados 30 finalistas, pelos 36 júris do concurso, que se dividiu em seis categorias, mais o Grande Prémio. |
Neste ponto, Salvador Ribeiro reforça ainda que “qualquer estudo de audiência mostra que a rádio está bem viva e bem presente nos ouvidos dos consumidores”, sublinhando que este “é um meio, que embora hoje feito de uma forma diferente, e escutado de uma forma diferente, continua a ser muito eficaz na transmissão de mensagens comerciais”.
O Grande Prémio
Falando de eficácia, destacada com o Grande Prémio saiu a Staples. O anúncio “Plenstansflored”, desenvolvido pela Leo Burnett, foi destacado com o mais importante galardão do evento, tendo de resto também arrecadado os prémios Rádio e Ouvintes, este último seleccionado através de uma votação no site dos Prémios Spot.
Talvez um reflexo da forte aposta da marca no meio radiofónico, que assume na comunicação da Staples um lugar de destaque. “A rádio é um meio que a Staples, tradicionalmente, já utiliza há bastantes anos, e onde tem vindo a intensificar a sua presença”, refere Olga Frazão, marketing manager da Staples.
Já sobre a campanha premiada, Juan Christmann, criativo da Leo Burnett, conta que a ideia passou sempre por “apostar na graça. O humor é uma ferramenta que sempre funciona, e felizmente o cliente também se identifica com isso”.
Os vencedores
Prémios responsabilidade social
ANÚNCIO: REFEIÇÃO CERTA
Anunciante: Médicos do Mundo
Agência Criativa: Zinc
Copy: Ana Costa Santos
Prémios ouvintes
ANÚNCIO: PLENSTANSFLORED
Anunciante: Staples
Agência Criativa: Leo Burnett
Copy: Erik Rosa
Agência de Meios: Starcom
ANÚNCIO: O TEMPO E O AMOR
Anunciante: Pousadas de Portugal
Agência Criativa: Leo Burnett
Copy: Juan Christmann e Erik Rosa
Agência de Meios: Initiative Media
Prémios criatividade
ANÚNCIO: DESMATERIALIZAÇÃO
Anunciante: BES
Agência Criativa: BBDO – Portugal
Copy: Pedro Gonçalves
Agência de Meios: Mediaedge
ANÚNCIO: REDUZIDO ROAMING TMN
Anunciante: TMN
Agência Criativa: TBWA
Copy: Francisco Alves
Agência de Meios: Carat
ANÚNCIO: LAURINDA
Anunciante: Galp Energia
Agência Criativa: BBDO – Portugal
Copy: Marco Pacheco, Nuno Jerónimo e Tiago Vital
Agência de Meios: Tempo OMD
Prémios excelência
ANÚNCIO: CARRO
Anunciante: BES
Agência Criativa: BBDO – Portugal
Copy: Marco Pacheco
Agência de Meios: Mediaedge
ANÚNCIO: EX NAMORADO
Anunciante: YORN
Agência Criativa: Brandia Central
Copy: Alberto Faria e João Navarro
Agência de Meios: Tempo OMD
Prémio rádio
ANÚNCIO: PLENSTANSFLORED
Anunciante: Staples
Agência Criativa: Leo Burnett
Copy: Erik Rosa
Agência de Meios: Starcom
ANÚNCIO: Livre-trânsito
Anunciante: Vodafone
Agência Criativa: JWT
Copy: Pedro Lourenço e Pinha
Agência de Meios: Tempo OMD
Prémios inovação
Anúncio: ÍCONES BY FORD
Anunciante – Ford Lusitana
Agência Criativa – Ogilvy
Agência de Meios – Mindshare
Anúncio: OPEL CORSA INTOUCH
Anunciante – OPEL
Agência Criativa – McCann
Agência de Meios – Carat
Anúncio: PEPSI TWIST “LIMONES MARIACHI”
Anunciante – PEPSI
Agencia Criativa – Bactéria
Grande prémio
ANÚNCIO: PLENSTANSFLORED
Anunciante: Staples
Agência Criativa: Leo Burnett
Copy: Erik Rosa
Agência de Meios: Starcom
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