2 de junho de 2009

Reportagem

 


Fundir o marketing tradicional com o digital e, assim, fidelizar de forma mais eficaz os públicos e os consumidores é a explicação dos autores para o conceito de “Blended Marketing”, proposto pelo b-Mercator, da autoria de Pedro Dionísio, Vicente Rodrigues, Hugo faria, Rogério Canhoto e Rui Correia Nunes. A obra que, de acordo com os autores, vem complementar o já clássico Mercator, conhecido no meio como a “bíblia do marketing” traz consigo várias inovações e uma adaptação clara às novas plataformas de comunicação, como refere Pedro Dionísio, co-autor do livro e Professor na ISCTE Business School: “reconhecemos as alterações na forma de lidar com a procura de informação e também uma grande alteração na abordagem tipicamente feita pelo marketing. Lidamos com dois mundos (tradicional, ou off-line e o digital, ou on-line), mas os consumidores e clientes são os mesmos dos dois mundos. Contudo, nesta obra, damos atenção especial ao digital porque é o mais recente.”


 


Subjacente ao tema “Novas oportunidades de negócio”, a conferência de apresentação do livro, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, contou também com a presença do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino. O ministro aproveitou a presença para felicitar os autores a anunciar à plateia que Portugal se encontra “no 7º lugar, a nível mundial, e 2º a nível europeu, a seguir ao Reino Unido, na utilização de serviços de Internet do Governo, conforme consta de um estudo da Universidade de Brown”. Mil milhões de euros de investimento em infra-estruturas de nova geração foi ainda uma das novidades anunciadas por Mário Lino que aproveitou para deixar uma mensagem ao auditório: “Os autores deste trabalho representam uma nova geração de profissionais, alinhada com o optimismo e identificada com as novas oportunidades”.


 


A apresentação da nova obra trouxe, também, até aos presentes alguns dos casos analisados pelos autores, e outros onde também a fusão de estratégias dos meios tradicionais e digitais está presente no quotidiano de operações da empresa.
“A Galp, por exemplo. Quando soubemos da iniciativa “Galp Share”, e apesar de já termos o livro fechado, achámos que devíamos incluir este caso, já que se insere claramente nesta fórmula. Podemos inscrever-nos no Galp Share através do portal, bem como encontrar pessoas com quem partilhar o carro, mas depois fazemos a viagem e temos um contacto directo com a lógica da iniciativa”, explicou Pedro Dionísio.


 


Exemplos avançados na conferência, também por empresas como o Millenium BCP.  Miguel Duarte, Director de Comunicação do Millennium BCP, falou sobre a estratégia do banco para enfrentar a crise e da redução do investimento, que para o responsável “foi uma estratégia do Millennium entendida pelo mercado. Que apesar da redução em algumas iniciativas apresentou um crescimento de 340 mil novos clientes e mais 83 novas sucursais”.


 


Outros casos contaram também algumas das suas histórias num mercado que assume cada vez mais as novas tendências, tendências essas que recaem em vários exemplos internacionais como a Nike, o MySpace ou a Apple. Para as empresas é necessário hoje enfrentar as novas tecnologias e adaptarem-se às mudanças para conseguirem estar onde está o seu público.
“Ser criativo nas acções e agilidade na operação” são dois dos conselhos deixados por Hugo Faria, co-autor da obra, aos muitos profissionais presentes.   


 


Em jeito de conclusão, Pedro Dionísio explicou ainda aos presentes como também este lançamento do b-mercator se insere neste novo contexto de “Blended Marketing”. “Tivemos três pilares de comunicação: o livro, o site e a conferência; e todos estes “eventos” estão interligados. Temos o livro, depois fizemos um site e um blog associado onde as pessoas se podiam inscrever na conferência, conferência esta que foi realizada através de convites por e-mail marketing, eventos no facebook, activação no Star Tracker, entre outras. Juntámos acções tradicionais com outras digitais”.
Por fim, o co-autor deixou à plateia a necessidade de uma empresa se adaptar à evolução e que para isso “é necessária uma postura de ‘blended’”.   

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasDos autores da apelidada "bíblia do marketing" o "Mercator”, foi apresentada a nova obra para os profissionais do sector. "b-Mercator" é o título que traz um novo conceito ao mercado.

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