O processo iniciou-se com o lançamento do site Optimusdiscos.com, a partir do qual são feitos os lançamentos musicais da editora. Para o arranque, a Optimus Discos apresentou já seis nomes da música portuguesa, disponibilizando gratuitamente os seus EP’s em formato digital. De acordo com a marca “a ideia do gratuito traduz-se numa forma de aceitação, pois contraria a pirataria, cria novos públicos, desperta entusiasmos, e não entra em conflito com conhecimento da obra por motivos económicos ou culturais”.
Tal como adianta Hugo Figueiredo, a ideia da Optimus Discos passa por dar espaço a “músicos já com provas dadas, mas que ainda não tiveram a oportunidade de ter uma projecção muito grande do seu trabalho”. Daí que esta “editora digital” se foque desde logo nas produções nacionais. “Uma das premissas do projecto é estar virado para músicos portugueses”, explica o director de marketing central da operadora, reforçando o “apoio da operadora à música portuguesa”.
Godard, The Pragmatic, The Bombazines, Tiguana Bibles, Tó Trips e Tiago Gomes e DJ Ride, são para já os seis nomes que Optimus Discos apresenta, com download já disponível na plataforma web ou no telemóvel. Mas a meta desta editora digital aponta para o lançamento de mais 12 bandas até ao final do ano, em mais duas séries de seis.
Como mentor do projecto, a editora conta com Henrique Amaro, que surge como director artístico da Optimus Discos. Segundo explica Hugo Figueiredo, “é ele que tem a responsabilidade das selecções artísticas”. Em comunicado, Henrique Amaro escreve que “a Optimus Discos assume um estatuto muito próprio e não pretende substituir-se às editoras discográficas tradicionais”. Isto porque, segundo justifica, “os acordos estabelecidos com os artistas não obrigam a qualquer exclusividade em termos de edição, ficando estes com plenos direitos para negociar com as editoras as obras disponibilizadas”.
Digital, mas também “físico”
Para além do formato em mp3 disponível para download, Optimus estabeleceu ainda uma parceria exclusiva com a FNAC, que vem garantir, por menos de cinco euros, a disponibilização, nas lojas da rede, dos discos em formato físico, numa edição limitada de 500 exemplares numerados.
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