96,9% dos inquiridos têm sempre em conta o sabor na decisão de compra; 77,8% pagariam mais por um produto mais saboroso; 64,3% confiam no rótulo ‘Sabor do Ano’; 67,4% vão experimentar os produtos ‘Sabor do Ano’; 37,5% garantem que o selo ‘Sabor do Ano’ leva a que comprem um produto em vez do que habitualmente consomem. Estes foram os resultados do estudo levado a cabo pela Tryp Network, responsável pela iniciativa ‘Sabor do Ano’ em Portugal, pelo Instituto Superior de Agronomia e pela Escola Superior de Biotecnologia, realizado em Outubro de 2007 junto de 320 consumidores. Ainda segundo a organização, este selo de qualidade possui um índice de notoriedade espontânea de 16,4 por cento.
Após mais de 4000 horas de degustação de produtos, sem qualquer referência à marca ou à embalagem, os consumidores elegeram os produtos vencedores. A concurso estavam 127 produtos alimentares, dos quais 40 foram eleitos ‘Sabor do Ano’. Este ano, a organização chama a atenção para a participação de grandes marcas, como é o caso da Sagres, da DanCake ou da Sumol.
O ‘Sabor do Ano’ teve origem em França e tem em Portugal a sua segunda edição. A iniciativa pretende distinguir a excelência do sabor. “O Sabor do Ano pretende reconhecer a verdadeira qualidade gustativa de um produto, naquilo que o seu consumidor mais deseja: o sabor. O sabor vai para lá da marca.”, defende José Borralho, Director Geral da Tryp, centro independente de qualidade ao consumidor que organiza o 'Sabor do Ano', em Portugal.
A apresentação desta iniciativa decorreu esta semana num jantar elaborado pelo cozinheiro Chakal, no qual foram utilizados como ingredientes os produtos eleitos ‘Sabor do Ano’.
Confira a lista dos vencedores:
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