Os ícones das cidade edificados acabam por ser importantes para a própria marca das cidades. Os traços originais dos edifícios são mantidos para manter identidade, mas frequentemente há uma requalificação quanto ao seu uso.
No Porto, mais de 70 fachadas foram reabilitadas ao abrigo do programa Porto com Pinta, uma iniciativa que usa as superfícies dos edifícios para cobrir com publicidade e gerar receitas para as intervenções.
Por outro lado, as marcas também escolhem mais frequentemente fachadas históricas para novos conceitos de lojas. Um dos exemplos é a concept store Taken no Porto. Uma loja que nasce a partir da fachada de uma ourivesaria que é património arquitectónico da Unesco e que traz a urban fashion multimarca a Portugal.
Outros exemplos de negócios que tem a arquitectura integrada nos modelos de construção e gestão da marca são a Prada e da Benetton.
Entrevistas
Carlos Coelho – esp. Criação/gestão marcas |
Equipa
Jornalista: Evandro Oliveira Repórter de Imagem: Patrique Almeida Edição: Rui Rodrigues |
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