9 de maio de 2011

Reportagem


Os ícones das cidade edificados acabam por ser importantes para a própria marca das cidades. Os traços originais dos edifícios são mantidos para manter identidade, mas frequentemente há uma requalificação quanto ao seu uso. 


 


No Porto, mais de 70 fachadas foram reabilitadas ao abrigo do programa Porto com Pinta, uma iniciativa que usa as superfícies dos edifícios para cobrir com publicidade e gerar receitas para as intervenções.


 


Por outro lado, as marcas também escolhem mais frequentemente fachadas históricas para novos conceitos de lojas. Um dos exemplos é a concept store Taken no Porto. Uma loja que nasce a partir da fachada de uma ourivesaria que é património arquitectónico da Unesco e que traz a urban fashion multimarca a Portugal.


 


Outros exemplos de negócios que tem a arquitectura integrada nos modelos de construção e gestão da marca são a Prada e da Benetton.


 







Entrevistas


 


Carlos Coelho – esp. Criação/gestão marcas 
Alessandro Tuci – Dir. Benetton Portugal
Mário Martins – Dir. dep. Planeamento Urbanístico CMP
Pedro Sampaio – Dir. dep. Património cultural CMP
Pedro Soeiro Dias – Coordenador marketing retalho Taken


 


 







Equipa


 


Jornalista: Evandro Oliveira


Repórter de Imagem: Patrique Almeida


Edição: Rui Rodrigues 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasAs fachadas e os edifícios marcam a paisagem urbana e citadina. Por um lado são as fachadas históricas que fazem parte da representação mental das cidades, por outro os edifícios que mais atraem os turistas e que são alvo de infindáveis sessões de fotografias.

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