30 de novembro de 2012

Reportagem

A Nokia e Samsung aliaram-se à Arte para promover os seus produtos e impulsionar o desenvolvimento da criatividade em Portugal.

 

 

A Nokia desafiou três artistas, cada um da sua área, para retratarem o seu dia-a-dia através da lente do telemóvel N8.
“O nosso objectivo é dar a conhecer as características diferenciadoras deste produto, e de todas, a que mais saltou à vista foi a câmara de 12 megapixéis, que permite aos utilizadores fotografar e filmar com uma qualidade incrível. Esta acção surgiu de uma outra realizada há cerca de quatro meses com o lançamento do N8, ao desafiarmos um cineasta a fazer a primeira curta-metragem feita em Portugal, com um telemóvel. O seu sucesso levou-nos a explorar esta característica do N8, mas desta vez através da fotografia”, explicou Luís Peixe, director-geral da Nokia Portugal, ao Imagens de Marca.

 

 

Chakall, cozinheiro, Nuno Gonçalves, músico, e Os Burgueses, estilistas, foram os convidados para a acção. “A ideia foi desafiar pessoas que não estivessem ligadas ao mundo da fotografia, mas que de certa forma tivessem a fotografia como paixão”, acrescentou Luís Peixe.

 

Em relação ao investimento, o director-geral da Nokia Portugal explicou que “não foi nada caro. É daquelas acções que fazemos com boa vontade, paixão e disponibilidade, tanto da nossa parte, como da parte dos convidados”.

 

 

Porque SIM

 

O SIM – Movimento pela Criatividade em Portugal é o nome do mais recente projecto da Samsung, que alia a tecnologia à arte. “O objectivo é aliar oito indústrias criativas, tais como o cinema, a música, o artesanato ou a publicidade, e é com elas que vamos alicerçar o trabalho da nossa marca”, explicou Pedro Gândara, director de marketing corporativo da Samsung Portugal. Este Movimento surge como forma de desenvolver iniciativas que aliam a criatividade à tecnologia.

 

 

“Queremos criar uma maior proximidade entre a Samsung e os consumidores das novas tecnologias. O objectivo é estar junto dos consumidores e dar-lhes os meios necessários para terem experiências cada vez melhores”, acrescentou. Pedro Gândara explica ainda que “com esta iniciativa estamos também próximos do nosso público-alvo: pessoas jovens, urbanas, dinâmicas, que não vivem sem a tecnologia”.

 

 

Sem referir valores de investimento de um projecto que se vai prolongar ao longo de 2011, a primeira iniciativa deste Movimento é a exposição “64-BITS”, de André Sier, que estará em exposição ao longo de cinco semanas na Galeria Who, no Bairro Alto.

 

 

Arte em todo o lado

 

Da tecnologia à imagem passando pelos vinhos, são muitos os sectores que se aliam à Arte. Depois das Wine Talks & Music, a Adega Mayor explora a criação através de uma exposição, que decorre durante o mês de Maio na Galeria da Boavista, em Lisboa, onde foi lançado um convite a 11 artistas nacionais para desenvolverem peças únicas que exploram a relação do vinho com o Mundo das Artes.

 

 

Desde a gastronomia ao artesanato, da moda à música, a Arte é uma ferramenta cada vez mais importante e que dá um forte contributo na comunicação das marcas.

 

 

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