As empresas estão cada vez mais atentas e mais centradas em políticas de desenvolvimento sustentável. Apesar da crise, esta área ganha importância e peso dentro das instituições, e os critérios económicos, ambientais e sociais funcionam como um todo.
Para medir a força destas empresas, orientadas por políticas de sustentabilidade, foi criado, em 1999, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade que se assume como o primeiro indicador bolsista global desta área.
Mas como se encontram as empresas mais sustentáveis? O Índice, produzido em parceria com a SAM, entidade suiça que avalia as empresas em função do cumprimento dos critérios de sustentabilidade, baseia-se, entre outros, em códigos de conduta e gestão de crise no plano económico; relatórios ambientais a nível ambiental e desenvolvimento de capital humano, relatórios sociais e capacidade de atracção de recursos humanos no plano social.
No total, o índice está dividido em 19 super-sectores: Automóvel, Banca, Seguros, Média e Tecnologia são apenas alguns dos exemplos. Mas é no sector Eléctrico que Portugal se destaca com a liderança nas mãos da EDP. Já a Portugal Telecom, apesar de não liderar o seu sector – o das Telecomunicações, é a outra empresa portuguesa que se encontra neste índice, que conta com mais de 300 companhias de todo o mundo.
Durante esta semana, que celebra em toda a Europa a sustentabilidade energética, vamos conhecer as políticas de sustentabilidade da EDP e da Portugal Telecom, as duas únicas empresas portuguesas que figuram no Índice Dow Jones de Sustentabilidade.
Comentários (0)