22 de janeiro de 2011

Reportagem

Depois de Lisboa, em 1994 e Porto, em 2001, Portugal vê a cidade berço, chegar a Capital Europeia da Cultura.


 


Uma década depois e, obedecendo ao regime de rotatividade de países, Guimarães apresentou a candidatura em 2007, decorria a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.


 


Classificada como Património Mundial pela UNESCO, a “bandeira” de Guimarães para a candidatura recaiu na singularidade da história, na riqueza dos monumentos, da arqueologia e museologia. 
 


Em Julho do ano passado, surge o lançamento da marca “Guimarães 2012”. Numa campanha de comunicação concebida pela Euro m – Marketing Interactivo, a iniciativa surge então com uma nova imagem. O logo criado pelo designer João Campos é o rosto de uma estratégia de comunicação que pretende transportar a imagem e os valores de Guimarães.


 


Inspirada nas ameias do castelo de Guimarães e no elmo de D. Afonso Henriques, a imagem pretende mostrar as múltiplas interpretações que a cidade pode ter, aos olhos de quem a visita. Assim, a estratégia de Guimarães 2012 pretende comunicar de forma clara e evidente as agendas da sustentabilidade e sociedade em rede, por via da imagem e da promoção do evento.
Os grande objectivos passam por criar, produzir e implementar a marca Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, e, ao mesmo tempo, promover e divulgar o programa de acção junto do público.



 


 


Os valores do projecto


 


Ao longo de um ano, Guimarães quer posicionar-se com a cidade da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.


 


A eleição de Capital Europeia da Cultura tornou-se já num projecto catalisador do desenvolvimento da cidade e da região envolvente, que tem a cultura, na sua mais ampla acepção, como motor da transformação.


 


A estratégia da cidade passa, assim, por permitir, entre outros, aumentar a qualidade de vida, contribuir para a regeneração urbana, social e económica, promover o acesso à cultura, ou valorizar o território e o património colectivo.


 


Assente nos valores “Cidade”, “Cidadania e Participação” e “Dimensão Europeia”, o projecto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura foi construído com três objectivos:


• Desenvolver o Capital Humano — Capacitar a comunidade local com novos recursos e competências humanas e profissionais, estimulando o seu activo envolvimento no projecto;
• Criar uma Economia Criativa — Transformar a economia da cidade, a partir de um modelo de Economia Industrial, numa Economia Criativa, internacionalmente competitiva;
• Gerar uma nova Geografia dos Sentidos — Transformar um espaço de preservação passiva da memória num espaço de permanente oferta de novas e surpreendentes experiências culturais e criativas.


   



 


 


“É onde tudo acontece!”


 


Lançada junto do público local, a campanha de comunicação de Guimarães 2012 foi desenhada a partir de uma estratégia de comunicação que, assente no logótipo, quer oferecer várias interpretações aos habitantes e visitantes do concelho. A linha de comunicação tem como principal objectivo transmitir os valores da nova marca, a imagem e o seu carácter familiar.
Uma fase “teaser” e uma fase de “revelação” marcam os dois momentos chave da comunicação.


 


A nível nacional, e sob a assinatura “Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura: É onde tudo acontece!”, a campanha está assente nos suportes de imprensa escrita, mupis e outdoors. A estratégia de comunicação passou ainda pelos aeroportos nacionais para dará conhecer a existência da Capital Europeia da Cultura aos turistas.


 


Também a internet foi alvo da estratégia de comunicação da marca. Um site – www.guimaraes2012.pt – pretende proporcionar aos internautas a partilha de conteúdos, interagir e ter aceso às novidades sobre a programação. Em comunicado, a Fundação explicou que: “Dedicamos à nova página na internet uma importância primordial no relacionamento com os diversos públicos que interagem com a Capital Europeia da Cultura. Estamos a falar, não somente das pessoas no geral, mas também de públicos específicos, com necessidades de informação com características próprias, tais como jornalistas, parceiros e voluntários. É uma plataforma adaptada aos novos tempos e desenhada para ser um agregador de informação e plataformas de redes sociais. Naturalmente, as suas funcionalidades e conteúdos serão alvo de uma constante evolução acompanhando o desenvolvimento de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.”


 


 


Personalizar a imagem


 


Um coração é o rosto da Guimarães 2012. O elmo de D. Afonso Henriques, figura impar da história de Portugal foi o ponto de partida para um coração que valoriza a diversidade cultural ao permitir várias interpretações, servindo apenas de ponto de partida.


 


A marca quer estar aberta à interpretação pessoal e à manifestação individual, permitindo a personalização da imagem. Uma imagem criada pelo designer João Campos, director criativo da OAK, vencedor de um concurso público lançado pela Fundação Cidade de Guimarães e o Centro Português de Design.


 


João Campos foi, assim, o eleito que, segundo a opinião do júri representou uma proposta dinâmica “aplicável em várias plataformas e, por isso, mesmo multimédia. É a linguagem gráfica que melhor se adapta às exigências comunicativas de hoje.”  


 


 


O futuro da cidade


 


A nomeação de Guimarães a Capital Europeia da Cultura 2012 vai, de acordo com a organização, proporcionar a Guimarães uma maior valorização do território, do património e o aumento da qualidade de vida.


 


Com a eleição, Guimarães quer motivar a capitalização dos espaços e valências da cidade que se revertem em oito projectos nas áreas do património material.


 


O município pretende, assim, levar a cabo projectos de reabilitação urbana de interesse patrimonial, culturais, sociais e económicos, com o objectivo principal de reposicionar Guimarães numa escala nacional e europeia.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasA estratégia de Guimarães: Capital Europeia da Cultura 2012

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