13 de dezembro de 2010

Reportagem

A Excentric fez um postal de Natal. Até aqui nada de novo, várias são as agências que nesta época do ano o fazem. Mas este postal é especial. Se o não fosse não teria tido em pouco mais de 3 dias 382 mil visualizações no Youtube e 75 600 shares no Facebook. E numa semana a versão portuguesa do postal teve 1 248 000 visualizações.


 


A versão inglesa parece estar também a ter sucesso. O video já foi recomendado por pessoas como o escritor Paulo Coelho ou o jornalista David Pogue, do NY Times. Várias igrejas de todo o mundo já pediram autorização para passar o vídeo durante a missa. E, a CNN já solicitou uma entrevista para o seu site aos responsáveis da Excentrics.



O imagens de marca quis perceber este fenómeno de popularidade e falou com Miguel Figueiredo, fundador da Excentric.



 


Imagens de Marca (IM): Como explica este fenómeno de visualizações?
Miguel Figueiredo (MF):
É resultado da combinação de 2 factores: A criação de um conteúdo extremamente apelativo, recheado de pequenos pormenores, e uma estratégia de dissiminação que é fruto de muita experiência na área.


 


IM: Qual o retorno que a Excentric espera ter?
MF:
Já estamos a ter!  As Pageviews do nosso site passaram de 510 por dia para 12 770.
Já recebemos, em dois dias, 10 pedidos de propostas de empresas que viram o nosso vídeo.
No médio prazo, esperamos que a notoriedade da nossa agência no nosso mercado suba consideravelmente.


 


IM: Como surgiu a ideia? E em que âmbito?
MF:
A ideia surgiu de um desafio que lancei à equipa criativa. Pedi-lhes que criassem um vídeo viral, que gerasse “goodwill” para a nossa marca. O grande objectivo era provar que  somos capazes de fazer um vídeo e criar um efeito viral à volta deste. Isto porque os vídeos são uma excelente forma de criar engagement das marcas com as pessoas e muito poucas ainda o fazem em Portugal. Nós qeremos demonstrar que este é um excelente formato e que somos especialistas nele. Definimos por isso um KPI muito concreto – Ultrapassar 1.000.000 de visualizações até ao dia de natal.


 


IM: Qual o orçamento?
MF:
Se este projecto fosse montado para um cliente, estaríamos a falar de um projecto de cerca de 40 a 50.000 Euros com tudo incluido. representa portanto um custo por contacto baixíssimo e de elevada qualidade .


 


IM: Que dados/números mais específicos tem sobre as visualização deste vídeo
MF:
O Vídeo foil lançado Terça-feira, dia 7 de Dezembro, às 9:30. Sexta-feira, dia 10 de Dezembro, às 13:00, os dados eram os seguintes:
. 382.000 visualizações no  Youtube (no acumulado dos vídeos duplicados);
. 75.600 shares no Facebook;
. 1º resultado na pesquisa do Google ou youtube para “natal digital”;
. Video mais twittado do dia de ontem, no mundo;
. 5ª video mais partilhado nos blogs, no mundo;
. 13º video mais partilhado no Facebook, no mundo.



 


IM: A Excentric já recebeu vários prémios pelo seu trabalho? Pode especificar?


MF: Recebemos vários. Por exemplo, este ano, da edição dos Prémios Sapo fomos uma das agências mais premiadas, com 7 estatuetas
 


IM: Quais as perspectivas para este trabalho?
MF:
Ultrapassar o nosso objectivo.


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.