3 de dezembro de 2010

Reportagem

As páginas de empresas e marcas no Facebook atraem 55% dos utilizadores portugueses desta rede social. Tudo leva a ver o copo meio cheio. Em Junho de 2010, apenas 37% dos inquiridos tinha demonstrado este interesse. A revelação é feita pela 2.ª vaga de “Face to Facebook”, um estudo realizado pela Netsonda, que avalia o comportamento dos portugueses na rede criada por Mark Zuckerberg.


 


 


“É claramente uma plataforma onde as marcas devem estar, que acrescenta valor”, afirma Salvador Gouveia, responsável da Netsonda, que salienta a importância da rede social para o desempenho das marcas.
 


 


Com 78% dos participantes no inquérito a afirmar estarem ligados ao Facebook diariamente, através do computador ou do telemóvel, as causas sociais (72%) e as associações (51%) são as páginas mais consensuais nas preferências dos portugueses.


 


 


Receber informação regular sobre as marcas é o que leva 58% a “gostar” de uma página. Esta actualização parece ter impacto na percepção dos utilizadores, pois, para mais de um terço, a opinião sobre uma marca melhorou, depois de terem passado a segui-la no Facebook. A credibilidade da informação não está em causa. A esmagadora maioria dos inquiridos (91%) que “gostam” de páginas de marcas consideram-nas ser de confiança.


 


 


Quem assenta a estratégia do online no Facebook para levar o público aos sites das marcas é que parece ter ainda algum caminho a percorrer. Mais de dois terços dos inquiridos afirmam consultar os sites das marcas que seguem no Facebook, mas não de forma regular.


 


 


Os portugueses utilizam o Facebook sobretudo para fins pessoais, apesar de 37% afirmar usá-lo na vida profissional. Esta rede social, que em Portugal tem uma notoriedade espontânea de 99% e é a marca mais recordada por 84% dos utilizadores, é, de acordo com a Netsonda, o site com maior crescimento em Portugal, país onde já reúne quase 3 milhões de utilizadores.


 


 


O “Face to Facebook” procurou estudar o Facebook e as marcas em Portugal, determinando os dados de perfil e de acesso à internet, as redes sociais, os hábitos e as atitudes e as páginas de marcas nesta rede social. Para o efeito, realizou, em Novembro de 2010, um inquérito online junto de uma amostra com origem no Painel Netsonda, de onde saiu a amostra final, composta por 1007 indivíduos utilizadores do Facebook. CS

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