Nota: Esta semana o Imagens de Marca dedica a sua emissão, na SIC Notícias, aos efeitos da crise no consumo.
Sabia que há 36 anos foi lido o primeiro código de barras de uma embalagem de pastilhas elásticas num supermercado dos Estados Unidos? Sabia que há 25 anos, o código de barras foi introduzido em Portugal pela GS1 Portugal? Esta tecnologia entrou no dia-a-dia dos consumidores, que a têm como um dado adquirido. Poucos saberão que uma grande superfície conta com mais de 60 mil produtos marcados com códigos de barras.
Mas o certo é que em 1985 os paradigmas do consumo mudaram em Portugal. Cada produto passou a ter a sua identidade própria marcada nos códigos de barras, como se fosse uma impressão digital.
Os produtos deixaram de ser macados e registados à mão. Os códigos de barra permitem, assim, uma redução das filas de espera nos supermercados, a conformidade dos produtos vendidos ao consumidor e uma reposição rápida nas prateleiras.
No entanto, poucos são os que têm real noção de que o código de barras é muito mais que um conjunto de riscas pretas de larguras diferentes e com número os em baixo que estão estampados em todos os produtos que compramos. Nesse âmbito, a GS1 Portugal – CODIPOR promoveu junto de 178 lojas Modelo e Continente uma acção de sensibilização para a importância dos códigos de barras (GS1 Bar Codes) no dia-a-dia dos consumidores.
A campanha surge integrada num conjunto de acções que assinalam os 25 anos da GS1 Portugal, de que a Sonae é uma das mais antigas associadas.
Tudo sobre os Códigos de Barras
O Imagens de Marca falou com Leonor Vale, Gestora de Marketing e Comunicação da GS1, sobre a importância desta tecnologia que revolucionou o consumo e a sua aplicação no futuro.
Imagens de Marca (IM): Como era o processo de compra antes da entrada em Portugal dos códigos de barras?
IM: Em que é que os códigos de barras vieram alterar o dia-a-dia dos consumidores?
IM: E com que vantagens?
IM: Como foi o processo de entrada em Portugal dos códigos de barras?
IM: Sabem qual foi o primeiro produto em Portugal a ser facturado com código de barras?
IM: A GS1 foi pioneira nesta tecnologia?
IM: E qual o futuro dos códigos de barras? |
Código de Barras – Curiosidades: Às 8:01 da manhã de 7 de outubro de 1974, um cliente do supermercado Marsh's em Troy, no estado estadunidense de Ohio, fez a primeira compra de um produto com código de barras. Era um pacote com 10 chicletes Wrigley's Juicy Fruit Gum. Isso deu início a uma nova era na venda a varejo, acelerando as caixas e dando às companhias um método mais eficiente para o controle do estoque. O pacote de chiclete ganhou seu lugar na história e está atualmente em exibição no Smithsonian Institute's National Museum of American History .
Código de Barras – Estrutura numérica:
O código EAN/UPC é um sistema internacional que auxilia na identificação de um produto a ser vendido, movimentado e armazenado, sendo o EAN-13 o mais conhecido e utilizado mundialmente. A estrutura numérica do código (que geralmente fica abaixo das barras) representa as seguintes informações (como exemplo o código 7898357417892): No total o código EAN-13 deve ter 13 dígitos. Vale ressaltar que os números da empresa variam de empresa para empresa, os números que identificam o item variam de item para item e o dígito verificador deve ser recalculado a cada variação na numeração. Existem outros tipos de códigos padrões para diversas aplicações. |
Código de barras – Vantagens: Produção Retalho Solution Providers
- Redução de Custos pelo aumento da eficiência na cadeia de valor
- Crescimento das vendas pelo aumento da disponibilidade do produto e resposta ao mercado
- Melhoria das relações com os clientes
- Uma única solução para todos os clientes
- Redução de custos pelo aumento da eficiência (Gestão de Inventário e POS)
- Crescimento das vendas pelo aumento da disponibilidade do produto e da eficiência na saída dos produtos
- Melhoria das relações com os fornecedores
- Uma única solução para todos os fornecedores
- Desenvolvimento de soluções globais para a cadeia de valor que estão de acordo com as necessidades regionais ou nacionais
- Clientes Finais
- Redução de tempo nas saídas de caixa das lojas
- Maior disponibilidade dos produtos
- Informação sobre o produto mais transparente e precisa
- Facilita a rastreabilidade e retirada dos produtos
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