A revista Meios e Publicidade entregou ontem os Prémios de Design, no espaço Lollipop, em Lisboa, na semana em que o Imagens de Marca dedica a sua edição ao Design. A primeira edição da iniciativa contou com 385 peças inscritas, de um total de 96 empresas, das quais 113 chegaram à final.
O Grande Prémio ficou nas mãos da Ivity, com o projecto “Vinho 8”, que levou ainda para casa os prémios Impressão e Packaging.
Em declarações ao Imagens de Marca Carlos Coelho, Presidente da Ivity, sublinhou a importância destes prémios no sentido de se “dar visibilidade” aos trabalhos que são feitos e para “estimular o mercado a produzir peças de qualidade”.
Quanto ao trabalho premiado, Carlos Coelho lembra que foi feito por uma equipa pequena, com cinco pessoas, mas “com muito amor”. “É um trabalho notável, onde empenhámos meses na produção de um conceito de vinho”.
O júri, constituído por Jorge Silva (Silva!Designers), Gonçalo Cabral (Brandfiction), Rui Vieira (Fullsix), Hugo Figueiredo (Optimus) e Lourenço Lucena (Blug), optou por não atribuir o prémio de melhor agência, por considerar não existir uma empresa claramente vencedora na lista de prémios.
Ao Imagens de Marca, Rui Vieira explicou que o júri avaliou os trabalhos segundo cinco parâmetros – conceito, ideia, execução gráfica, inovação e usabilidade.
“Verificámos que existe uma grande homogeneidade entre a qualidade dos projectos das diferentes agências e ateliers mais pequenos. Foi bom ver que pequenos estúdios, de três a seis pessoas, ainda fazem bom trabalho e lutam, ombro a ombro, com as grandes agências. Foi igualmente bom ver que a ideia ainda ganha o budget. Foi, por isso mesmo, difícil escolher”, explicou
Ainda antes da noite da entrega dos prémios o Imagens de Marca esteve à conversa com a directora da Revista Meios e Publicidade, Carla Borges Ferreira, que salientou a importância de “incentivar o sector do design”, que considera estar a ter “menos visibilidade”.
“Há trabalhos muito interessantes” e, com o final dos prémios de Design da revista Briefing “ vimos uma possibilidade de concretizar uma iniciativa na qual já pensamos há algum tempo”.
Quando questionada sobre o facto do Design poder sair do âmbito dos trabalhos desenvolvidos pela Meios e Publicidade, Carla Borges Ferreira defende que em design também se está a falar na construção de marcas, com a criação de logótipos, os brandings e rebrandings, as imagens para os eventos e todo o restante material de comunicação.
Também Rui Vieira justifica com facilidade a entrada do designe nas estratégias de marketing. É que… “sem o design o marketing é invisível e não comunica”.
Lista de Vencedores:
GRANDE PRÉMIO
Vinho 8 – Ivity Brand Corp.
DESIGN GRÁFICO
Eventos
Cin Re Make 09 -Brandfiction
Stands
Loja EDP A Tua Energia – Mola Ativism
Autopromoção
Talentos Criativos – Who
Capas
Colecção BIS Leya – Silva!Designers
Menção Honrosa – Jornalistas Escritores Escritores Jornalistas – Impresa Publishing
Catálogo /Relatório e Contas
Make It – Rmac Brand Design
Ilustração
Coca-Cola Light – Gosto de Ti – Ivity Brand Corp.
Menção Honrosa – Museu da Cidade – Silva!Designers
Impressão
Vinho 8- Ivity Brand Corp.
Marketing Directo
MTV Nativity Box -Flecta
Merchandising
Mobiliário Reciclado – Impression AE
Publicidade Exterior
Ted&Edges – This is Pacifica
Packaging
Vinho 8 – Ivity Brand Corp.
Menção Honrosa – Herdade do Esporão 1267 (3 imagens)
Publicação Empresarial
Portefólio- Albuquerque Design
Rebranding
Porto Editora - Rmac Brand Design
Branding (dois vencedores)
Eggland- Brandfiction
Euro 2012 – Brandia Central
Menção Honrosa – Wow Every Now- Brandia Central
INTERNET
Site (empresas, marcas)
Casas das Histórias – Paula Rego -Fullsix
Menção Honrosa- O Futuro Ganha Forma -Fullsix
Formato Publicitário
Trabalho 1 Audi 100 Anos -Wiz
DESIGN EDITORIAL
Ilustração Editorial
Revista Companhias -Silva!Designers
Site Informação
Diário de Notícias – Global Notícias Publicações
Capa de Revista
Nós-Humoristas – Jornal I
Capa de Jornal
Jornal I – Sócrates – Jornal I
Revista
Zoot – MSTF
Jornal
Jornal I – Jornal I
Comentários (0)