“Reciclar é Alimentar” é o nome da iniciativa que consiste na recolha e reciclagem de cápsulas Nespresso e consequente aproveitamento da borra do café, que resulta do processo de separação do alumínio das cápsulas. Poderia pensar “para que serve a borra do café”?, mas a verdade é que a mesma é integrada num composto agrícola, utilizado para fertilizar terrenos de arroz localizados no Alentejo.
Este arroz é posteriormente processado, controlado e embalado por parceiros nacionais, sendo doado ao Banco Alimentar Contra a Fome. Recentemente foram entregues 67 toneladas de arroz ao Banco Alimentar.
Isabel Jonet, Presidente da instituição, afirma a importância deste tipo de iniciativas: “Pelo quarto ano consecutivo, temos a expressar o nosso maior agradecimento à Nespresso que criou um programa de sustentabilidade de raiz, pensado para ajudar o Banco Alimentar Contra a Fome. Esta iniciativa é um excelente exemplo de como as empresas podem fazer a diferença simultaneamente no plano ambiental e social. Juntamo-nos, por isso, à Nespresso, no apelo à reciclagem de cápsulas, para que no próximo ano possamos superar, novamente, as expectativas”.
O programa “Reciclar é Alimentar” é um projeto 100% português, criado pela Nespresso Portugal em 2010 e que, ao longo de quatro anos, já permitiu entregar 190 toneladas de arroz, ou seja, cerca de 3.8 milhões de refeições para a população mais carenciada.
A Nespresso, por seu lado, conta com mais de 270 pontos de recolha de cápsulas usadas em Portugal Continental e Ilhas, disponíveis nas boutiques exclusivas da marca e nos pontos de venda parceiros, que dão suporte a este programa.
Comentários (0)