O YouTube arrecadou 2,5 mil milhões de euros em 2013, de acordo com um relatório publicado ontem no site The Information. Segundo os analistas, este é um número que vem abaixo das estimativas previstas para o ano passado.
O site de vídeos publicados pelos utilizadores é rentável, no entanto o seu rendimento global não chegou aos 5 mil milhões de dólares, como era expectável. A Google, detentora do YouTube, nunca especificou os valores das receitas geradas pelo negócio nem quis comentar os dados do relatório, segundo informações do site Mashable.
Ao que parece, o relatório surge uns meses depois da nomeação de Susan Wojcicik para Presidente Executiva do Youtube. O objetivo desta nomeação era rentabilizar o site em relação aos concorrentes do online, como o Facebook e o AOL. No relatório estão incluídos os resultados do Google Adsense e Adwords, assim como a publicidade e a análise de ofertas do Google.
Pelas estimativas, o YouTube será responsável por menos de 7% do total dos cerca 42 mil milhões de euros de receitas geradas pelo Google em 2013. Além disso, o aumento da popularidade dos vídeos online em sites como o Netflix, Amazon e Hulu tem vindo a pressionar o YouTube para criar e incentivar as suas visualizações.
Segundo o site MediaPost, a Netflix já tem mais visualizações por total de horas de audiência. Isto deve-se, em grande parte, ao facto do YouTube ser um site com vídeos de curta duração enquanto que o Netflix oferece vídeos com mais conteúdo, algo tem sido cada vez mais popular entre os visualizadores.
Comentários (0)