31 de dezembro de 2013

Que caminhos podem seguir as agências em 2014?

No início de um novo ano é comum fazer-se um balanço do ano que passou e nas agências de criatividade e de meios não é diferente. Todas fazem uma reflexão sobre o trabalho dos últimos 12 meses, já com olhos postos nos desafios que 2014 poderá trazer. O negócio das agências tem encontrado novos modelos e formas de trabalhar para conseguir responder melhor às necessidades dos clientes. Delinear novos rumos e estruturar novas áreas de negócio para adaptarem-se às mudanças do mercado é essencial.

Foi precisamente isso que a Ogilvy fez quando, no início de 2013 apresentou oficialmente a Ogilvy Red, uma área de consultoria estratégica dentro da empresa. Nós quisemos perceber o porquê de criarem esta área, como a trabalham e o que muda na relação com os clientes.

Também a Ivity garante que esta é uma área que está na génese da agência. Para Carlos Coelho, Presidente Executivo da agência, a consultoria é uma das áreas mais importantes, pois “um bom conselho vale mais que uma materialização”.

E no início de um novo ano, surgem também novos projetos que pretendem mexer com o mercado. A agência Normajean acredita que em assuntos de responsabilidade social, o mercado publicitário anda “adormecido”. Desta forma, decidiu criar a Alice for Good, uma nova agência dedicada a campanhas sem fins lucrativos e dirigida às instituições do terceiro setor.

Olhamos também para o mundo das agências de meios, com a ajuda de um especialista da Columbus Media International, que garante a fusão entre as mesmas pode ser o caminho para fazerem frente às grandes networks e assim conseguirem chegar melhor aos clientes.

Não perca este olhar sobre o mundo das agências com exemplos de algumas que estão a dar passos para se diferenciarem no mercado. Este sábado, às 14h30 e domingo às 10h30 e 16h30, na SIC Notícias.

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Jornalista: Sandra Pinto Barata

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