Seja um pequeno gesto romântico ou uma surpresa extravagante para a cara-metade, a Mastercard divulgou dados que revelam que os consumidores gastam mais do que nunca no dia dos namorados.
O “Mastercard Love Index”, índice anual elaborado pela marca através da análise das transações efetuadas com cartão durante um período de três anos, revelou que o gasto sentimental aumentou em 49% desde 2014. E apesar da maioria das compras ainda serem feitas presencialmente em loja, também é verdade que as compras online estão a crescer a um bom ritmo, com um aumento de 37% no número de transações.
Este relatório revela ainda que a maioria das compras de S. Valentim nos últimos três anos foram feitas à última hora, com um registo de 47,4 milhões de transações feitas globalmente ao longo do dia 13 de fevereiro.
A preferência dos namorados vai para uma boa refeição, uma vez que as transações em restaurantes subiram 102% desde 2014.
“O Mastercard Love Index é um instrumento que oferece aos lojistas uma valiosa perceção de como os clientes querem passar o dia mais romântico do ano e por isso procuramos, com este Index destacar as principais tendências globais e regionais de consumo em torno do dia de São Valentim. E uma coisa é certa. O dia 14 de fevereiro tornou-se mais popular do que nunca”, refere Paulo Raposo, Country Manager da Mastercard em Portugal, citado em comunicado.
O toque pessoal ainda importa: apesar do crescimento contínuo da Internet, 95% das transações para o Dia dos Namorados ainda são feitas presencialmente em loja e foi na América Latina que se registou o maior aumento de compras online, mais 250%, de 2014 para 2016. Médio Oriente e África viram aumentar as compras online em 56% no mesmo período.
Na Europa, a maioria dos gastos com o Dia dos Namorados destina-se a hotéis/motéis ─ 35%, um aumento de 50% em três anos. Os europeus lideram em termos de gastos on-line por comparação com outras regiões.
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