A Google, Delta e a Nestlé são as empresas e marcas com melhor reputação em Portugal, de acordo com a edição de 2014 do Portugal RepTrak Pulse – Companies & Brands, da autoria do Reputation Institute.
No top 10 das empresas/marcas mais reputadas em Portugal seis são portuguesas, como a Delta, a Renova, a Sumol Compal, a Luso, Vista Alegre e RFM. A SuperBock, Pingo Doce e TAP registaram também uma posição de destaque, ao fazer parte do Top 20. As multinacionais voltam, assim, a dominar a lista das 20 marcas mais reputadas, liderada pela Google, mas onde também se incluem a Nestlé, Danone, Microsoft, Rolex, Sony, Ikea entre outros.
De acordo com o estudo, a boa reputação das empresas é decisiva para os consumidores. 73% assumiu ter intenção de compra de produtos e serviços das marcas que fazem parte do top 10, no índice de reputação. O ranking das marcas e empresas mais reputadas é, também, relevante para os investidores, onde 52% referem estar dispostos a investir nas 10 marcas com melhor reputação.
“Em períodos de crise os consumidores tendem a defender e proteger as marcas e empresas que lhe são mais próximas, como é o caso das marcas portuguesas. Por outro lado, as marcas e empresas que mais investiram no último ano, na relação e interação com os seus stakeholders e que estão mais presentes no seu dia-a-dia, são aquelas que tendem a ser mais valorizadas ao nível da reputação”, comentou Pedro Tavares, representante do Reputation Institute em Portugal.
A reputação média das empresas e marcas a atuar em Portugal aumentou em 2014, atingindo este ano 66,5, o que significa que o Ambiente Económico, uma das três dimensões que constroem a Marca Portugal, juntamente com a Governação e Ambiente Social, cresceu pela primeira vez, depois de em 2013 o score empresarial ter caído face a 2012.
“O estudo deste ano comprova que a crise e a intervenção externa no País foram determinantes para avaliação da reputação das empresas a operar no nosso mercado, considerando que 2012 e 2013 os resultados apresentaram uma tendência de decrescimento da reputação das empresas em Portugal. Com o aproximar do fim da intervenção externa, a confiança dos inquiridos aumentou e esse fator refletiu-se nos resultados deste ano”, acrescentou Pedro Tavares.
Participaram neste estudo mais de 40.000 cidadãos representativos da população em termos de região, género, idade e grau de formação, que em duas fases entre Outubro de 2013 e Março de 2014 avaliaram um universo de mais de 170 empresas a atuar no mercado português.
O estudo Portugal RepTraK Pulse 2014 também avaliou a reputação das empresas que integram o PSI 20, onde os inquiridos consideram a SONAE como a empresa mais reputada entre as cotadas na bolsa portuguesa, seguindo-se os CTT, a Galp, a Jerónimo Martins e o Grupo Portucel Soporcel. No setor da Energia, a Galp lidera a lista seguida da EDP e da Repsol. No topo da lista da Banca estão dois bancos nacionais: a Caixa Geral de Depósitos e o Montepio, completando o pódio o banco alemão Deutsche Bank.
O Ikea é a companhia mais reputada no setor do Retalho, seguido pela Fnac e pelo Pingo Doce. A Renova, a L’óreal e a Unilever completam o Top 3 das empresas mais reputadas do setor de Produtos de Consumo. O setor da Alimentação & Bebidas é também liderado por uma empresa portuguesa, a Delta, seguindo a Nestlé e a Danone. A cadeia portuguesa de “Hambúrgueres Gourmet”, H3 foi considerada pelos inquiridos como a empresa mais reputada no sector da Restauração, McDonalds e Telepizza completam o top 3. Os inquiridos também consideraram a TAP como a transportadora aérea com melhor reputação em Portugal, à frente da Emirates e da Easy Jet.
A Vodafone foi considerada a marca/empresa mais reputada no setor das Telecomunicações, atrás ficou a Zon/Optimus e a PT-Meo. No setor dos Media, duas rádios e uma estação de televisão foram consideradas pelos consumidores como as marcas com melhor reputação em Portugal: a RFM, a SIC e a Rádio Comercial. A Bayer foi considerada pelos inquiridos como a empresa/marca mais reputada no setor Farmacêutico, a Bial e a MSD- Merck Sharp Dohme completam este ranking. A Google, a Microsoft e a Apple foram consideradas as empresas mais reputadas no sector de Computer. A Sony ficou à frente da Samsung e Philips na área de Electrical & Eletronics.
Comentários (0)