Inovação, «big data» e digital são hoje alguns dos principais temas na agenda dos líderes empresariais um pouco por todo o mundo. Carla Hendra, Presidente-executiva da OgilvyRED, esteve ontem em Lisboa para falar sobre as tendências da Agenda global dos CEO.
De acordo com Carla, cada vez mais é importante que os líderes saibam qual o impacto do digital nas organizações, bem como a oportunidade que oferece a avalanche de dados disponíveis para gerar conhecimento e tornar os negócios mais ágeis.
“Hoje todos os negócios tornaram-se digitais, quer gostemos disso ou não. Consumidores e clientes estão todos em plataformas digitais. Têm smartphones, têm tablets, no trabalho e em casa. E quase todas as pessoas de também geram dados sobre elas próprias. Existe, por isso, uma avalanche de informação, que tanto podem ser vídeos, conteúdos gerados pelos utilizadores, como todas as interações que ocorrem com as marcas. Mas para tornar essa informação útil para negócios, para que saibam o que é que os seus clientes querem e para servi-los melhor, tem que haver uma forma de estruturar essa informação”, explica Carla Hendra.
Mas como estruturar essa informação? Segundo a especialista, com tecnologia. “Existem diversas tecnologias que surgiram com a revolução digital. Nós hoje conseguimos entender o que é que as pessoas estão a pesquisar online, o que é que as pessoas estão a fazer com os seus telemóveis, onde é que eles estão, em que tipo de contexto. Reunimos todo o manancial de dados através destas novas tecnologias e criamos perfis dos nossos melhores clientes. Tentamos entender como servi-los melhor e encontrar mais esse género de clientes”, continua a Presidente-Executiva da OgilvyRED.
Num mundo em constante mudança, e com a atual conjuntura económica, mais do que nunca há uma necessidade das empresas apostarem também em inovação disruptiva. “Antes quanto maior fosse a empresa, maior sucesso teria. Hoje uma pequena empresa, como o Skype, pode surgir e intermediar, por exemplo, todas as empresas de telecomunicações. As empresas têm que estar preocupadas com a entrada deste tipo de empresas do mercado, pois elas conseguem mudar todas as regras do jogo”, afirma Carla Hendra.
Na sua breve passagem por Lisboa, a especialista esteve à conversa com a equipa do Imagens de Marca. Veja esta entrevista exclusiva em cima.
Comentários (0)