8 de março de 2013

Quais as apostas do Turismo para 2013?

Esta semana abrimos o programa com uma reportagem onde olhamos para o setor do turismo de forma a conhecer os objetivos e desafios para 2013.

Os números não enganam: o turismo representa 9,2% do Produto Interno Bruto e 13% das exportações totais, sinal de que este continua a ser um dos setores estratégicos para a economia nacional.

Seguindo as linhas traçadas em 2012, depois da revisão do Plano Estratégico Nacional de Turismo, o Turismo de Portugal aposta agora numa estratégia de comercialização e promoção internacional do país. Para além dos mercados tradicionais, o Brasil, a China, a India, a Rússia e os EUA surgem como alguns dos países mais importantes para captar turistas. Com um orçamento de 45 milhões de euros anuais, o Turismo de Portugal emprega um terço na promoção do país enquanto destino turístico.

Para 2013, o Turismo de Portugal diz-se otimista no que respeita ao aumento do número de visitantes internacionais, que valem dois terços da procura. São eles um dos passaportes para aumentar a taxa de ocupação hoteleira, de apenas 50%, e ultrapassar as barreiras do mercado interno ao crescimento do setor.

Com a campanha ”Portugal, Portugueses” lançada recentemente, o objetivo é comunicar além-fronteiras as nossas características diferenciadoras, muito apreciadas por quem nos visita, como a hospitalidade, a gastronomia, o surf e o golfe, estes últimos produtos prioritários para o crescimento do setor. Mas há também novos segmentos a ganhar importância nesta área, como o turismo religioso, o residencial e o enoturismo, que marcaram presença na 25ª edição da BTL, que o Imagens de Marca acompanhou.

A Feira Internacional de Turismo, que este ano contou com 65.000 visitantes, entre público e profissionais da área, funciona como um barómetro do mercado, onde são apresentadas as novidades para o ano e onde marca presença o que se melhor se faz nesta indústria. Este ano os objetivos baseavam-se em potenciar contactos e negócio entre os players do mercado.

Não perca esta reportagem este sábado, às 14h30 e domingo às 10h30 e 16h30, na SIC Noticias.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Sandra Barata

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.