Projeto 80 faz-se à estrada

17 de janeiro de 2014

Projeto 80 faz-se à estrada

É já na próxima segunda-feira, dia 20, que tem início o Roadshow Projeto 80, uma iniciativa integrada no Projeto 80. A primeira paragem é em Lisboa, na Escola Secundária D. Pedro V. “Ocupa o teu lugar na história” é o desafio proposto aos jovens que o projeto quer impactar.

Numa carrinha devidamente decorada, que percorrerá vários quilómetros ao longo de quase quatro meses, o Roadshow Projeto 80 pretende ir a 18 escola de 18 cidades diferentes, até 3 de abril. Na bagagem leva atividades interativas que promovem a adoção de práticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável e aumento de bem-estar das comunidades onde estão inseridas.

As atividades interativas do Roadshow Projeto 80 passam por ateliers de escrita criativa e vídeo, de escultura, campanha de recolha de REEE, jogos interativos, encontros distritais de Associações de Estudantes e sessões de boas práticas de sustentabilidade. Motivação, espírito de equipa e incentivo são os objetivos destas iniciativas.

O período de pré-inscrição da candidatura dos trabalhos decorre até 31 de março e a fase de candidatura até 31 de maio de 2014. Os trabalhos poderão ser apresentados até 31 de maio de 2014 em www.projeto80.pt.

As atividades são promovidas pelos patrocinadores do Projeto 80, como a Amb3E, BP, Cimpor, Continente, Sociedade Ponto Verde e Tetra Pak.

No caso da Sociedade Ponto Verde a missão prende-se com a ideia de sensibilizar jovens dos 13 aos 17 anos para a importância do ambiente e da reciclagem.

No âmbito deste projeto, a Sociedade Ponto Verde vai desafiar os jovens a reescrever a letra da música “Ray-dee-oh”, dos Azeitonas. As palavras smartphone, synchronize, stereo ou download, entre outras, darão lugar a vocabulário do universo da reciclagem e da preservação do ambiente. No final, cada equipa gravará um videoclip com a sua proposta criativa. Os vídeos serão posteriormente disponibilizados no Facebook para ser votado o melhor por escola.

“Nos últimos 17 anos, através da Sociedade Ponto Verde, foram encaminhados para reciclagem mais de 6 milhões de toneladas de resíduos de embalagens. Contamos com o contributo deste projeto para sensibilizar todos os que ainda não fazem a separação. Os jovens dos 13 aos 17 anos – o alvo do Projeto 80 – são influenciadores e atores do processo de separação em sua casa e são também os futuros decisores dos seus próprios lares”, salienta Luís Veiga Martins, Diretor-geral da Sociedade Ponto Verde.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Sandra Pinto Barata

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.