Faz hoje precisamente 15 anos que os espectadores assistiram à emissão de estreia do primeiro canal português de televisão exclusivamente de informação. A SIC Notícias nasceu para revolucionar o panorama audiovisual, com uma capacidade de resposta à atualidade nunca antes testada no mercado português. As palavras são do atual Diretor de Informação da estação, Alcides Vieira, em entrevista ao Imagens de Marca.
“A SIC Notícias foi o principal concorrente da rádio na agilidade. O canal passou a dar a imagem, as notícias que antes eram dadas em direto na rádio. As pessoas deixaram de esperar pelos jornais da noite para ver as notícias. Essa foi a grande revolução que a SIC Notícias introduziu, não só nos hábitos de consumo de informação, mas sobretudo na organização das próprias redações. A SIC Notícias acabou por condicionar o trabalho da rádio e o trabalho dos próprios jornais”.
De acordo com o diretor, o canal manteve-se no topo das audiências na televisão por cabo ao longo dos seus 15 anos de vida, perdendo a liderança durante apenas um mês para a TVI24, quando esta transmitiu 22 jogos de futebol da Copa América, em junho do ano passado. Um resultado que, segundo Alcides Vieira, se deve à qualidade do trabalho realizado pela equipa de informação, à diversidade da oferta e à independência editorial.
“Nós somos um canal exclusivamente de informação desde o primeiro dia. Não temos eventos desportivos em direto, nem temos filmes, nem temos programas de entretenimento. Somos exclusivamente informação”, realça o diretor do canal, que no futuro, além de fazer mais e melhor informação, promete estar atento às novas tendências do mercado, procurando encontrar novos formatos dentro do género informativo, que sirvam melhor os diferentes públicos.
Ao longo do dia de hoje a SIC Notícias irá ter uma emissão especial, com dezenas de convidados, onde se irá antecipar o futuro da sociedade em diferentes áreas. Destaque para a noite do canal, com o regresso de António Costa, agora como primeiro-ministro, ao programa “Quadratura do Círculo”, e com a presença dos diversos candidatos às eleições presidenciais.
Ainda antes da reportagem que está a ser preparada pela redação do Imagens de Marca sobre a história e o aniversário do canal, convidamo-lo a ver acima um excerto da entrevista realizada ao diretor de informação da SIC.
Comentários (0)