Oito projectos turísticos públicos e privados e uma personalidade viram quarta-feira reconhecido o seu contributo para a qualificação e inovação da oferta nacional durante 2010, recebendo a distinção máxima do Turismo de Portugal numa cerimónia realizada na BTL – Feira Internacional de Lisboa e com a presença do Secretário de Estado do Turismo, de Bernardo Trindade, que esta sexta-feira é o Líder de Opinião do programa Sons de Marca (TSF, 14h30).
Além dos projectos vencedores, a sexta edição dos Prémios Turismo de Portugal atribuiu ainda 11 menções honrosas, destacando empreendimentos turísticos, equipamentos culturais, eventos de animação, monumentos e espaços públicos entre 147 candidatos de todo o país.
As características contemporâneas e o seu contributo para uma oferta hoteleira de qualidade na península de Tróia e no Alentejo Litoral valeram ao cinco estrelas Blue&Green Tróia Design Hotel o Prémio “Novo Projecto Privado”, categoria na qual foram distinguidos com Menções honrosas a Pousada Palácio do Freixo, no Porto, e o Restaurante Largo, em Lisboa. Recentemente, o Sons de Marca entrevistou o Presidente do Conselho de Administrção da Amorim Turismo, Jorge Armindo.
Reunindo, num edifício com a arquitectura marcante de Eduardo Souto Moura, parte importante da obra da artista plástica portuguesa mais reconhecida no estrangeiro, a “Casa das Histórias Paula Rego” em Cascais venceu o Prémio “Novo Projecto Público”. Atribuíram-se ainda Menções honrosas nesta categoria a duas intervenções turística e arquitectonicamente relevantes: a Gare Marítima da Madeira (Funchal) e o Museu do Côa (Vila Nova Foz Côa).
O troféu “Requalificação Projecto Privado” foi entregue ao Vidago Palace (Chaves), distinguindo a reabilitação do palácio centenário e a sua conversão num hotel de cinco estrelas, que criou uma nova valência turístico-termal na Região Norte. A requalificação do Internacional Design Hotel (Lisboa) e o Aliança Underground Museum (Anadia) mereceram as Menções honrosas.
A recuperação do Palácio de Monserrate e a sua devolução aos turistas – mais um dos resultados das melhorias levadas a cabo pela Parques de Sintra-Monte da Lua no edificado da paisagem Património da Humanidade – valeu-lhe o Prémio “Reabilitação de Projecto Público”. A Menção honrosa foi atribuída ao projecto de remodelação/ampliação do Museu de São Roque, referência no roteiro da arte sacra em Lisboa.
O contributo para diversificar a oferta de animação do Porto nos meses de Verão e o seu papel na captação de novos públicos para a cidade mereceram à iniciativa Verão na Casa 2010, da Fundação Casa da Música, o Prémio na categoria “Eventos”. Três outros receberam Menções honrosas: o festival de cinema Douro Film Harvest, que projectou internacionalmente o Douro, a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais (Alcobaça) e o 2º Festival das Artes (Coimbra).
Com uma concepção ecológica e actividades e serviços diferenciados que reforçam a oferta de alojamento de qualidade do Alentejo Litoral e junto ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o parque de campismo Zmar Eco Campo Resort & SPA (Odemira) recebeu o Prémio na categoria “Sustentabilidade Ambiental”.
A categoria “Qualidade do Serviço”, em estreia nesta edição, distinguiu o conceito “Experience More Tivoli”, através do qual a cadeia Tivoli Hotels&Resorts oferece aos clientes três géneros de ofertas personalizadas: experiências à medida (T/Experience), serviços originais (T/Services) e uma equipa de profissionais dedicados (Experience Team). A Menção Honrosa foi atribuída ao projecto nacional “Qualificação dos Solares de Portugal”, desenvolvido pela TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação.
Outra novidade nesta edição foi o “Prémio Especial Prove Portugal”, atribuído ao Embaixador de Portugal em Paris, Francisco Seixas da Costa, pelo seu empenho na promoção da gastronomia e vinhos portugueses no estrangeiro. Lançado no âmbito da iniciativa de promoção internacional da gastronomia “Prove Portugal”, coube aos seus promotores (o Turismo de Portugal e a Academia Portuguesa de Gastronomia) a escolha do vencedor.
O projecto “Terreiro do Paço – Uma Praça do Mundo”, que revitalizou a estrutura e infra-estruturas daquela praça simbólica, valorizou o seu desenho arquitectónico e melhorou as condições para a sua fruição, foi o vencedor do “Prémio Especial Turismo de Portugal”, atribuído em exclusivo pelo Turismo de Portugal a projectos apoiados nos últimos três anos por um dos sistemas de incentivo financeiro do Instituto. TS
Prémios Turismo de Portugal 2010
Prémio Novo Projecto Privado
Prémio Novo Projecto Público
Prémio Requalificação Projecto Privado
Prémio Requalificação Projecto Público
Prémio Eventos
Prémio Sustentabilidade Ambiental
Prémio Qualidade do Serviço
Prémio Especial Turismo de Portugal
Prémio Especial Prove Portugal |
Comentários (0)