A frequência de compra dos portugueses caiu 4% nas primeiras 20 semanas de 2014. A conclusão é de um novo estudo na Kantar Worldpanel, que mostra que o aumento da pressão promocional verificada no início deste ano não conduziu a um aumento da frequência de compra de bens de grande consumo. De acordo com a Kantar, ainda que os portugueses estejam a realizar as suas compras com cabazes ligeiramente maiores, a verdade é que estão a ir menos vezes aos pontos de venda. No total, houve um aumento em volume consumido pelos lares (+1,1%). Mas, uma vez que essas compras foram efetuadas a um preço menor, o valor global do mercado acabou por sofrer uma redução de 2,1%.
Este resultado deve-se, em grande parte, à pressão das promoções. Neste momento as vendas em promoção têm um peso de 19% no mercado “FMCG Sem Frescos” (“Bens de Grande Consumo Sem Frescos”). Ainda que as promoções estejam a ajudar o consumidor a comprar mais e de forma mais barata, elas estão igualmente a contribuir para uma redução do valor do mercado “FMCG” em Portugal.
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