Portugueses valorizam produtos premium

29 de dezembro de 2016

Portugueses valorizam produtos premium

33% dos portugueses consideram que a sua situação financeira melhorou significativamente nos últimos cinco anos. A conclusão é do relatório internacional da Nielsen “Global Survey Premiumization” que mostra que Portugal tem resultados mais positivos do que países como a Itália (13%) ou a França (22%). Destes portugueses que consideram estar atualmente em melhor situação financeira, 32% admitem ter maior disponibilidade para adquirir produtos premium.

Mas quais são as características que tornam um determinado produto premium? De acordo com o mesmo estudo, os consumidores portugueses destacam a importância da qualidade superior das matérias-primas ou ingredientes, da oferta de funções ou desempenho superiores e do facto de proporcionarem melhores experiências. No que diz respeito à média europeia, 38% consideram que os preços altos tornam o produto mais premium, factor que apenas é valorizado por 21% dos portugueses.

No entanto, 50% dos consumidores nacionais considera que comunicar um produto como sendo “premium” é uma forma de as marcas ganharem mais dinheiro, 46% assumem que vale a pena o dinheiro investido, 45% referem que comprar um produto premium faz com que se sintam bem e 39% sentem-se mais confiantes.

A carne e peixe, o vestuário e calçado, os produtos de higiene oral e cuidados de cabelo e os gadgets pessoais são as categorias em que os portugueses se mostram mais disponíveis para pagar preços premium. Por outro lado, os produtos de papel, snacks salgados, doces e bebidas com gás, são as categorias para as quais os consumidores portugueses estão menos dispostos a pagar preços premium.

No que toca aos canais, 72% dos portugueses recorrem às lojas físicas nacionais, um número bastante superior à média europeia (53%), onde existe uma maior oferta de lojas online. Na hora de comprar, 48% dos portugueses seguem a recomendação de familiares e amigos e 35% baseiam-se em pesquisas efetuadas.

O estudo contou com a participação online de 61 países.

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Jornalista: Ana Gaboleiro

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