Os portugueses são os que mais valorizam as marcas brancas na Europa, segundo Barómetro Europeu do Observador Cetelem que analisa o consumidor do futuro.
Os resultados apontam que 96% dos consumidores nacionais preferem este tipo de produtos, baseando-se no fator preço, e são o reflexo de uma tendência que se vive em toda a Europa.
Os portugueses são assim dos que mais valorizam o fator preço, em detrimento pela qualidade, o que é um cenário oposto ao verificado na Roménia, onde a maioria privilegia a qualidade em detrimento do preço.
Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem explica que “a crise económica é um fator de aceleração das alterações de comportamento: consumir menos, consumir melhor, e assim consumir de outro modo. Porque é um facto inegável, a vontade do consumidor não está morta, longe disso. As famílias europeias devem adaptar-se sem abrir mão das suas reivindicações principais: uma exigência perpétua de qualidade, sem concessões de preços”.
Ao inquérito responderam mais de 6500 pessoas, através de internet em 12 países europeus: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido e Eslováquia.
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