O mais recente estudo do Observador Cetelem analisou as intenções de compra para o Natal e revela que os consumidores deverão gastar, em média, 241€ em presentes, sendo este o valor mais alto dos últimos cinco anos. Face a 2014, ano em que os consumidores gastaram cerca de 183 euros, o orçamento destinado às compras de Natal sofreu um aumento de 58 euros.
Tal como no ano passado, 72% dos portugueses considera que irá ter um gasto em presentes de Natal semelhante ao do ano anterior. Um cenário bem diferente daquele que era registado em 2012, altura em que 80% dos portugueses dizia despender menos dinheiro em presentes de Natal.
Na análise por regiões, Lisboa surge como a região com mais intenções de reduzir gastos com o Natal (16%). Já a região norte é aquela que apresenta mais intenções de aumentar as despesas (7%). Também o valor médio de cada presente aumentou significativamente. O preço do presente mais barato duplicou, tendo passado dos 16 euros para os 32 euros, enquanto o presente mais caro aumentou dos 33 euros para os 61 euros. O gasto médio por pessoa evoluiu também de forma positiva: de 37 euros passou para 43 euros.
Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem, explica que “neste Natal, e pelo segundo ano consecutivo, os portugueses vão ser mais generosos, prevendo gastar mais em presentes. Um sinal de que, depois de vários anos de contenção, os consumidores estão a recuperar a confiança, mostrando-se mais otimistas.”
Um estudo que foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen e que inquiriu cerca de 600 pessoas por telefone, indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.
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